Depois de um ano de interregno, a ESAP voltou a unir-se à FENACERCI na dinamização desta iniciativa, que conta já com 33 anos de existência.
Os objetivos principais desta campanha são: a informação e sensibilização da opinião pública sobre a problemática da pessoa com deficiência intelectual e/ou multideficiência, procurando salvaguardar o direito à igualdade de oportunidades e o exercício da cidadania plena desta população; a defesa da integração das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência, respeitando a sua diferença e tendo em conta a rentabilização do seu potencial; e a angariação de fundos em favor das CERCI’s e outras organizações congéneres.
Mais uma vez obrigada a todos os que contribuíram através da compra do pirilampo mágico ou do pin, bem como aos alunos da Unidade para o Ensino Estruturado de Alunos com Espetro do Autismo que, mais uma vez, deram a cara por esta causa.
A Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP) foi a única escola portuguesa convidada a participar na Cerimónia de Concessão de Honras de Panteão Nacional a Aristides de Sousa Mendes realizada no passado dia 19 de outubro. É uma distinção que muito honra a nossa escola, justamente no ano em que celebra o seu 40º aniversário.
O professor Paulo Abrantes esteve na cerimónia em representação da ESAP, onde conversou com o Dr. António Moncada de Sousa Mendes (à direita, na foto), neto do "Cônsul Desobediente", que foi o responsável pelo convite que a Assembleia da República fez à nossa escola. É a esse órgão de soberania que compete aprovar os nomes que fazem parte do Panteão Nacional e também convidar quem participa nas cerimónias. Os familiares dos homenageados podem indicar ao Parlamento alguns dos convidados e a ESAP foi a escola indicada por aquele familiar.
Cinco alunos da ESAP participaram, no passado dia 14 de outubro, no V Open Day de Desportos Náuticos, dinamizado pelo grupo de Educação Física do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul.
Realizado no rio junto à Praça 1º de Maio, o evento contou com experiência de navegação em canoagem, em stand up paddle e em embarcação à vela “optimist”, bem como com atividades com cordas: paralelas e rappel.
Além das atividades náuticas, esta atividade proporcionou aos nossos alunos o convívio com alunos de outras escolas. Todos se divertiram e revelaram um comportamento exemplar, participando com entusiasmo e correção nas diferentes atividades.
A Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP) rubricou um protocolo de cooperação com o Clube de Ténis de Águeda (CTA) com o objetivo de desenvolver a prática da modalidade do ténis, a que se junta, agora, a modalidade do padel.
Com este protocolo, o Clube dará apoio à formação de professores de educação física da Escola Adolfo Portela em ambas as modalidades, organizará atividades e disponibilizará os seus campos de jogos para a prática desportiva. A ESAP fará a divulgação das atividades organizadas pela Escola e pelo Clube.
Refira-se que entre as duas entidades já havia sido celebrado um protocolo de cooperação, em novembro de 2013, contudo a sua renovação, em setembro de 2021, justifica-se pela inclusão do padel na cooperação entre as duas instituições.
No dia 24 de setembro, a Escola Adolfo Portela (ESAP) marcou o Dia Europeu do Desporto Escolar e deu a conhecer as modalidades que são praticadas no âmbito desta competição na ESAP.
O evento contou com um conjunto de atividades realizadas pelos alunos que puderam experimentar as várias modalidades oferecidas no âmbito do Clube de Desporto Escolar da ESAP, nas ulas de Educação Física. De salientar, os clubes que a ESAP oferece: Andebol (Juvenis femininos), Boccia (Vários, Misto), Minigolfe (Vários, Misto),Padel (Vários, Misto),Ténis (Vários, Misto), Corrida de Orientação (Vários, Misto) e Natação adaptada (Vários, Misto - alunos do ensino especial)
Assinalar o Dia Europeu do Desporto Escolar é uma aposta da ESAP que visa fomentar a prática da atividade física enquanto condição para a formação integral dos nossos alunos, com o objetivo de atingirem as competências essenciais que lhes permitam uma realização plena na sua vida adulta.
No dia 09 de Julho de 2021, a presidente do Conselho Geral da Escola Adolfo Portela, professora Maria Gabriel Abrantes, conferiu posse, para um novo mandato como Diretor da Escola Adolfo Portela, ao professor Henrique Coelho.
Com ele inicia também funções uma nova equipa diretiva constituída por Hugo Rosa (subdiretor), Licínio Carvalho (adjunto), em substituição do professor Manuel Carlos Quaresma, que cessa funções por ter atingido a idade da aposentação, e António Mendes (Adjunto).
Na cerimónia de tomada de posse estiveram presentes, para além de alguns professores e funcionários da ESAP, Duarte Monteiro, representante dos alunos; Cristina Castanheira, representante do pessoal não docente; Glória Costa, presidente da associação de pais e EE (APEDESAP); Sara Silva, representante da autarquia; José Vidal, Diretor do Conservatório de Música de Águeda; e Marco Costa, Diretor da ESTGA.
A ESAP passou a integrar a “Rede de escolas associadas da Unesco” em novembro de 2020.
Tal responsabiliza-nos ainda mais relativamente às opções curriculares a desenvolver, pois a ação da escola deverá estar alinhada com a grande finalidade da Unesco: a promoção da paz mundial através da educação, da cultura e da ciência.
A educação para o desenvolvimento e a cidadania global, a sensibilização para a problemática das alterações climáticas, a educação científica dos jovens, a formação humanística, a defesa do património cultural, a memória histórica, são temas unificadores de projetos desenvolvidos pela Rede de escolas, em Portugal.
Publica-se, agora, o site da Unesco da nossa escola: aglutina as ações desenvolvidas durante este ano letivo, dá a conhecer os Dias Mundiais / Internacionais e divulga as mensagens da Diretora-Geral da Unesco, o que pode e deve inspirar a programação de algumas atividades/projetos a desenvolver dentro e fora da sala de aula, no(s) próximo(s) ano(s) letivo(s).
No dia 22 de junho, os alunos das turmas E e F, e no dia 23 de junho, os alunos da turma G, todas do 10º ano, da ESAP, foram realizar uma visita de estudo a Vila do Conde (Alfândega Régia e Nau Quinhentista) e ao Parque Natural do Litoral Norte (Praia da Apúlia e Esposende), cada turma no seu autocarro, por forma a responder às medidas Covid19.
Pela manhã, fomos visitar o edifício da Alfândega Régia - Museu de Construção Naval que fica situado no coração da zona ribeirinha de Vila do Conde, onde, antigamente, laboraram os estaleiros navais vila-condenses. Em pleno século XV, o apogeu do comércio marítimo provoca um crescente movimento nos portos do reino. Assim, neste contexto D. João II, por carta de 27 de Fevereiro de 1487, cria a Alfândega Régia de Vila do Conde.
No decorrer do século XX, o edifício entra em processo de degradação, e no ano de 2001, é totalmente reabilitada e convertida em espaço museológico. Este museu apresenta três espaços: a Navegação Portuguesa dos Descobrimentos, com particular incidência naquela que parte e chega a Vila do Conde; a história da Alfândega Régia e o seu funcionamento; e a história da Construção Naval de Vila do Conde.
Ler mais: Visita de Estudo a Vila do Conde e ao Parque Natural do Litoral Norte
No dia 14 de junho, os alunos do 11ºA e 11ºB da Escola Secundária Adolfo Portela realizaram uma visita de estudo ao Geopark de Arouca e ao Museu das Trilobites.
Nesta viagem os alunos aprenderam acerca do fenómeno das Pedras Parideiras, património internacional único e de grande interesse geológico. Percorrendo a Serra da Freita visitaram diversos geossítios enquanto apreciavam e aprendiam sobre esses locais e sobre as paisagens xistosas e graníticas com a ajuda de duas guias. Aprendendo sobre o passado da região de Canelas, também tiveram a oportunidade de conhecer o Museu das Trilobites, animais já extintos, muito antigos que habitavam nos oceanos e agora os seus fósseis habitam o museu.
Os alunos e professores envolvidos aprenderam que as Pedras Parideiras são rochas graníticas com nódulos biotíticos que devido a fenómenos de crioclastia e termoclastia se soltam da rocha e no núcleo desses nódulos existe quartzo, feldspato e mica branca. Nas paisagens graníticas foi possível observar caos de blocos, marmitas de gigante e pias; foram a um miradouro observar a Frecha da Mizarela, (uma queda de água de 60 metros de altura no rio Caima).