A ESAP passou a integrar a “Rede de escolas associadas da Unesco” em novembro de 2020.

Tal responsabiliza-nos ainda mais relativamente às opções curriculares a desenvolver, pois a ação da escola deverá estar alinhada com a grande finalidade da Unesco: a promoção da paz mundial através da educação, da cultura e da ciência.

A educação para o desenvolvimento e a cidadania global, a sensibilização para a problemática das alterações climáticas, a educação científica dos jovens, a formação humanística, a defesa do património cultural, a memória histórica, são temas unificadores de projetos desenvolvidos pela Rede de escolas, em Portugal.

Publica-se, agora, o site da Unesco da nossa escola: aglutina as ações desenvolvidas durante este ano letivo, dá a conhecer os Dias Mundiais / Internacionais e divulga as mensagens da Diretora-Geral da Unesco, o que pode e deve inspirar a programação de algumas atividades/projetos a desenvolver dentro e fora da sala de aula, no(s) próximo(s) ano(s) letivo(s).