moodle  Office 365  SIGA  youtube  youtube  youtube  facebook  instagram  20 aula digital  escola virtual

O Clube Ciência Viva da ESAP iniciou, no dia 11 de março, um curso extracurricular de Páticas Laboratoriais de Biologia para alunos do Ensino Secundário que desejam realizar trabalho experimental que complemente/aprofunde as aprendizagens obtidas nas aulas e que desenvolva competências de planeamento, execução e interpretação de resultados da atividade experimental.

10 alunos de 10º e 11º anos de Biologia estão envolvidos nestas sessões semanais, à 6ª feira à tarde, criando momentos de ciência viva.

No âmbito do Desporto Escolar, no dia 8 de março, realizou-se a 1ª Concentração de Boccia na nossa escola com a participação de 3 escolas, Escola Secundária Adolfo Portela, EB Valongo do Vouga e EB Fernando Caldeira, que englobou o envolvimento de 26 alunos jogadores, 3 árbitros e 3 secretários de mesa.

A Equipa A da nossa escola ficou em 1º lugar, com 4 vitórias e nenhuma derrota, estando apurada para a Fase Regional que se realizará a 22 de abril em Oliveira do Bairro. Na competição individual, o nosso aluno Henrique Cardoso também ficou em 1º lugar, indo de igual forma disputar a Fase Regional em Oliveira do Bairro.

Esta Concentração foi um sucesso a todos os níveis: organização, participação, resultados e “Fair-Play”! Parabéns a todos…

On 3rd March 2022, the students of the 10th year of our school had a lecture on one of the most common problems of today's society: anxiety.
This lecture was held by a psychologist, Dr. Rosalia Coelho, who is an expert at dealing with and understanding teenagers and their problems. She was invited to talk to us by our headmaster, Prof. Henrique Coelho, as anxiety is one of the topics approched by the students of 10th year in the area of Citizenship.

We started the lecture by getting to know that anxiety afffects people of all ages and it is necessary for us to deal with and overcome our fears. However, when it affects our daily life, it can become a serious problem, so we have to control it. The students showed to know a lot about the problem and tried to involve themselves in the lecture, by talking about some of their experiences and problems.

Besides some theroretical aspects, Dr. Rosalia suggested us a couple of practical exercises to boost our self-esteem and to make us start believing ourselves.
We also learnt how to breathe correctly in order to bettter control our feelings and emotions, as well as about the importance of self-esteem and about the importance of being grateful every day.
The lecture took around 90 minutes and ended with Dr. Rosália thanking us and offering her help whenever we needed it.

Now it’s our turn: THANK YOU DR. ROSÁLIA COELHO for being so kind and helping us fight anxiety!
And remember: Today is a HAPPY DAY because we are at school!
By students of classes 10th D and 10th F

Na ESAP (também) aprendemos a controlar a ansiedade
Pelos alunos das turmas D e F do 10º ano

Decorreram nos dias 17 e 25 de fevereiro, nove sessões de sensibilização e esclarecimento sobre a temática da violência nas relações de namoro e de intimidade, dirigidas a todas as turmas do 10.º ano de escolaridade, previstas no Projeto de Educação Sexual da ESAP, para o presente ano letivo.

As ações foram dinamizadas por elementos da Escola Segura, do Destacamento Territorial de Águeda da GNR e tiveram como principais objetivos alertar os alunos para possível ocorrência de comportamentos abusivos no contexto de uma relação de intimidade, promover a identificação precoce de indícios de violência e desenvolver mecanismos de defesa face aos fenómenos violentos.

Previstas no Projeto de Educação Sexual da ESAP para o presente ano letivo, realizaram-se entre os dias 17 de janeiro e 4 de março, sessões de sensibilização e esclarecimento sobre a Prevenção dos Maus-Tratos e das Aproximações Abusivas, dirigidas a todas as turmas do Ensino Básico, enfatizando a relevância da educação sexual em contexto escolar, como a mais importante forma de prevenção de problemas ligados à saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes, privilegiando a sua orientação para a ética e para os valores humanos.

Estas ações foram dinamizadas pela Assistente Social da Escola, Dr.ª Romina Simões e pelo Psicólogo do SPO, Dr. Paulo Batista e saldaram-se por um excelente nível global de participação e envolvimento dos alunos.

No âmbito do Plano de Ações de Melhoria 2021-2022 e concretizando o desenvolvimento das Ações de Melhoria (AM) 2, «Melhorar a orientação profissional dos alunos», e 4, «Reforçar o envolvimento dos pais/EE e alunos, divulgamos dois documentos fundamentais. Por um lado, o «Plano de orientação vocacional e profissional», para desenvolvimento da AM2, e a «Estratégia para a participação ativa da comunidade educativa», para a concretização da AM4.

Estas ações resultam do Relatório de Autoavaliação CAF Educação, apresentado à Escola no início do ano letivo, e visam uma melhoria contínua do serviço educativo prestado pela Escola Adolfo Portela.

A prova do CIL, fase municipal, decorreu no sábado, dia 12 de fevereiro, no Centro de Artes de Águeda. Os nossos talentosos alunos prestaram provas com a leitura de excertos das obras selecionadas, perante o júri e o público composto de familiares e professores, que ali foram prestar o seu apoio e partilhar o momento. Aconteceram deliciosas e ternurentas leituras em que Zezé partilhou o seu mundo com o Pé de Laranja Lima, sob o olhar benevolente de Godóia, num texto autobiográfico de José Mauro de Vasconcelos. No secundário, as leituras assinalaram o centenário do escritor, Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, com um “subversivo” episódio de A Viagem do Elefante. E foi precisamente no secundário que os alunos Beatriz Santos (11ºB) e Manuel Rés (11ºB) obtiveram honrosos 2º e 3º lugares na sua categoria.

Recordamos a lista dos alunos participantes da Escola Adolfo Portela:

Nos dias 11 e 14 de fevereiro, decorreram no auditório da ESAP, seis palestras subordinadas ao tema genérico da violência nas relações de intimidade, dirigidas a todas as turmas do 11.º ano de escolaridade.

Estas ações, inseridas no Projeto de Educação Sexual da Escola, foram dinamizadas por duas psicólogas da Cruz Vermelha Portuguesa, da Delegação de Águeda, em articulação com a equipa responsável pelo referido projeto, procurando sensibilizar a população-alvo para a existência de comportamentos abusivos no seio das relações de proximidade, sua identificação e erradicação, a par da promoção de estilos relacionais saudáveis e positivos.

Pelo oitavo ano consecutivo, a ESAP foi apurada para a final nacional do concurso CanSat. A equipa, constituída pelos alunos Ivan Morais, Rodrigo Sobral, Gonçalo Cai Lin e Brenda Matos, e orientada pelo professor João Cera, estará presente na 9ª Edição do concurso CANSAT.

O CANSAT é um projeto educativo do ESERO que consiste na criação de um microssatélite com dimensões de uma lata de refrigerante, totalmente criado e projetado pelos alunos que integram este projeto espacial.

Este projeto desenvolve o espírito inovador e criativo, bem como outras experiências extremamente importantes para um futuro mercado de trabalho.

Pág. 5 de 44

       
             
           
ERASMUS +   Observatório da Qualidade   Selo Escola Saudável   Exames Nacionais
Aceda à plataforma moodle para ter acesso aos recursos das diversas disciplinas.
Estação Meteorológica
Registos da estação ESAP
Aceda ao portal do Cartão Escola (SIGA)
Go to top