A Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP) foi a única escola portuguesa convidada a participar na Cerimónia de Concessão de Honras de Panteão Nacional a Aristides de Sousa Mendes realizada no passado dia 19 de outubro. É uma distinção que muito honra a nossa escola, justamente no ano em que celebra o seu 40º aniversário.

O professor Paulo Abrantes esteve na cerimónia em representação da ESAP, onde conversou com o Dr. António Moncada de Sousa Mendes (à direita, na foto), neto do "Cônsul Desobediente", que foi o responsável pelo convite que a Assembleia da República fez à nossa escola. É a esse órgão de soberania que compete aprovar os nomes que fazem parte do Panteão Nacional e também convidar quem participa nas cerimónias. Os familiares dos homenageados podem indicar ao Parlamento alguns dos convidados e a ESAP foi a escola indicada por aquele familiar.

O Panteão Nacional é um monumento localizado em Lisboa que representa o espaço de homenagem aos portugueses que mais se distinguiram ao longo da História. Aristides de Sousa Mendes foi um diplomata português que durante a 2ª Guerra Mundial salvou a vida a cerca de 30 000 pessoas perseguidas pelas forças alemãs nazis, assinando os seus passaportes de forma a poderem sair de França, não olhando a raças, etnias ou religiões. Ao fazê-lo desobedeceu a Salazar e foi expulso da carreira diplomática, tendo morrido na miséria. Mas como ele próprio dizia, “Prefiro estar com Deus contra os homens, do que estar com os homens contra Deus”.

A entrada de uma nova personalidade no Panteão Nacional é um momento extremamente raro e a ESAP sente-se verdadeiramente privilegiada por ter participado neste dia carregado de simbolismo histórico, um dia que marca a sua própria História de 40 anos.