Três alunos da Escola Adolfo Portela orientados e apoiados pelos professores Jorge Henriques e Regina Gaspar formaram uma equipa, desenvolveram uma Aplicação relacionada com a planificação e gestão de poupanças e brilharam no projeto/concurso “Apps For Good”. A equipa “ESAPP” é constituída pelo João Pinheiro, José Correia e Rui Liberal, todos alunos do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

A equipa da ESAP foi selecionada para a fase regional que se realizou no dia 29 de abril em Ermesinde. Superou esta fase e é agora finalista, indo participar no Evento Final, no dia 13 de setembro, em Lisboa, como representante da zona norte.

Na foto (da esquerda para a direita): Professor Jorge Henriques, professora Regina Gaspar, os alunos José Rafael Correia, João Pinheiro e Rui Liberal.

O Centro de Artes de Águeda foi o palco da V Gala do Desporto Escolar da ESAP, uma organização da responsabilidade do grupo de Educação Física, cujo objetivo foi reconhecer e homenagear a participação de todos os alunos envolvidos nas várias atividades do desporto escolar.

Este momento representa, para todos os participantes no Desporto Escolar, o culminar de todo um ano letivo repleto de competições, num ambiente de festa, e coloca em evidência a valorização que a ESAP dá às atividades extraletivas, como complemento do processo formal de todo o processo ensino e aprendizagem. Assim sendo, o acesso à prática desportiva regular de qualidade, oferecido pela escola, contribui para a promoção do sucesso escolar, dos estilos de vida saudáveis, permitindo o enriquecimento de competências sociais e valores morais, associados a uma cidadania ativa.

Na voz e expressão fantásticas dos alunos dos 7ºB e E da ESAP e do 5ºA do Agrupamento de Escolas de Águeda, nos dias 21 de maio e 11 de junho, a Leitura foi e veio, qual Rainha dos mares, num cenário e envolvimento maravilhosos, a desafiar um futuro risonho que haveremos de ser capazes de assegurar à mistura, já, com um cheirinho de festas populares deste mês de junho, onde não faltaram os martelinhos, contextualizando o ambiente das fogueiras, pleno de amor e de alegria, criado por Toy (pseudónimo do autor aguedense) (1), que aqui deixamos registado.

A atividade integra os Planos de atividade das duas bibliotecas.

A Escola Adolfo Portela (ESAP) participou, no corrente ano letivo, no programa «Escolas Solidárias Fundação EDP», tendo sido, nesse âmbito, registadas diversas ações/projetos, designadamente, “Recolha Solidária”, “Mercadinho Solidário”, “Agricultura Biológica”, “Resíduos”, “Alimentação Saudável”, “Vamos ajudar os Patudos”, “Eu reciclo”, “Alargar Horizontes”, além de vários peditórios para diferentes causas.

Assim, a nossa participação foi distinguida com a sua integração no Quadro de Honra Escolas Solidárias (9ª edição), como Escola Revelação 2018/19.