Descontraídos como só eles são capazes, os alunos que passaram à 2ª fase do CIL – Concurso Intermunicipal de Leitura acorreram à chamada, no dia 9 de dezembro, para, das mãos do senhor diretor, como habitualmente, receberem um exemplar dos livros aprovados para a referida fase. É de relembrar que, desde a primeira edição do concurso, a nossa Escola sempre fez oferta aos alunos dos livros selecionados. E os livros em causa são, para o 3º Ciclo, “Contos Exemplares”; e para o Ensino Secundário: “Quatro Contos Dispersos”, ambos da Sophia de Mello Breyner Andresen.

E pronto, desejamos as melhores leituras aos alunos em causa. A 2ª fase do concurso irá acontecer no dia 28 de fevereiro de 2020.

Joana Pratas, velejadora olímpica, esteve, no dia 11 de dezembro, na Escola Secundária Adolfo Portela, onde falou com cerca 60 alunos sobre a sua experiência desportiva e a importância do pescado na dieta alimentar. A visita insere-se na Campanha de Promoção do Consumo de Carapau, “Carapau é boa onda”, uma iniciativa da Docapesca que está a percorrer várias escolas de todo o país, com a participação de cinco campeões de modalidades náuticas.

Além de Joana Pratas (Vela), esta iniciativa conta com a colaboração de Fernando Pimenta (Canoagem), Hugo Vau (Surf), Francisco Lufinha (Kitesurf) e Teresa Almeida (Bodyboard). Joana Pratas representou Portugal em três Jogos Olímpicos na modalidade de Vela, tendo sido a primeira mulher portuguesa a participar nas olimpíadas num barco à vela.

Foram realizadas 4 sessões de sensibilização sobre percursos educativos e profissionais na área das Tecnologias da informação, Comunicações e Eletrónica (TICE), envolvendo todos os alunos do 11.º ano, no âmbito da parceria estabelecida entre a Escola Adolfo Portela e a INOVA-RIA, associação de empresas para uma rede de inovação em Aveiro.

Para além de dar a conhecer como pode ser atraente e gratificante trabalhar em contexto empresarial nas áreas TICE e de desfazer alguns mitos e preconceitos, as ações permitiram ainda explorar oportunidades educacionais e profissionais, indicando percursos para se chegar a determinada profissão. Salienta-se a atitude adequada e positiva dos alunos envolvidos.

No passado dia 06 de novembro de 2019, a convite do professor Paulo Veiga do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, um grupo de alunos da Escola Secundária Adolfo Portela deslocou-se às Piscinas Municipais de Águeda para participar na atividade Open-Day de Paracanoagem.

Esta atividade insere-se no plano de atividades do Centro de Formação dos Desportos Náuticos do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, e desenvolveu-se em parceria com a Câmara Municipal de Águeda e a ARCOR. Os nossos alunos puderam experienciar atividades de canoagem e de paddle, ao mesmo tempo que interagiram com alunos de outras escolas e da Cerciag.

Foi mais uma atividade enriquecedora e a repetir numa próxima oportunidade.

Integrada na semana da Ciência e Tecnologia da Ciência Viva, a Escola Secundária Adolfo Portela realizou, no dia 27 de novembro, uma mostra de trabalhos onde os alunos dos cursos de Eletrónica, Automação e Computadores e Gestão e Programação de Sistemas Informáticos mostraram o que de melhor se faz na área da Eletrónica, Automação, Robótica e Programação.

Além dos alunos da escola, esta mostra contou também com a visita dos alunos do curso de Manutenção Industrial da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos (EPADRV).