moodle Office 365 GIAE youtube facebook 20 aula digital escola virtual

Concretizando a missão da escola, a ESAP fechou o ano letivo com a participação de 45 alunos e 5 professores numa visita à capital da República Checa - Praga, de 29 de junho a 2 de julho de 2018.

Como vem sendo hábito da escola proporcionar visitas ao estrangeiro, também este ano se quis dar a conhecer outros países e culturas do espaço europeu, possibilitando, desta forma, a integração de saberes e a formação de cidadãos mais conscientes, mais justos, mais livres e democráticos. Em Praga, classificada pela Unesco património cultural mundial, foi possível falarmos sobre a formação da cidade, sobre o domínio e queda do regime comunista na Europa central, sobre a Primavera de Praga e sobre a Revolução de Veludo de 1989.

Conhecida como “A Cidade das cem Cúpulas e das Pontes”, foi possível o contacto com um riquíssimo património histórico, cultural e arquitetónico: Convento de Strahov, Castelo de Praga, Catedral de S. Vito, na rua do Ouro, a casa de Franz Kafka, o Palácio Presidencial, a Ponte Carlos, o Relógio Astronómico, a Catedral de Tyn, a Igreja do Menino Jesus de Praga, um antigo cemitério judeu, a Sinagoga Velha Nova, entre outros. Aprendemos sobre a importância do rio Vtlava para a cidade, aquando da realização de um cruzeiro.

Foram quatro dias intensos, mas memoráveis.

 

 

A Escola Secundária Adolfo Portela sagrou-se campeã nacional em Ténis, no âmbito do Desporto Escolar, devido à excelente prestação do aluno Cáudio Almeida (8ºA) na final nacional daquela modalidade que decorreu no passado fim de semana no Clube de Ténis de Braga.
Durante quatro dias, com sol e alguma chuva à mistura, a competição foi intensa e todos os participantes aproveitaram para melhorar o seu nível de ténis e para conviverem com colegas de todas as zonas do país.

Os tenistas da ESAP, Claúdio Almeida e David Gomes, acompanhados pelo árbitro Fábio Faria, tiveram de defrontar vários adversários, demonstrando empenho e dedicação, conforme nos têm habituado. O excelente ténis do Claúdio foi-se manifestando, de vitória em vitória, até alcançar o tão desejado título. Etapa após etapa e com partidas sempre muito disputadas, o nosso Guerreiro conseguiu vencer e convencer.

Saliente-se mais uma vez a importância da parceria que a ESAP estabeleceu com o Clube de Ténis de Águeda, que, através do seu técnico Fernando Vilela, sempre nos apoio em todos os momentos… PARABÉNS CAMPEÃO…

 

No dia 13 de junho, decorreu, no Centro de Artes de Águeda, a IV Gala do Desporto Escolar da Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP), evento que teve como objetivo reconhecer o esforço e o mérito dos alunos que se destacaram ao longo do ano letivo nos diversos grupos equipa. Refira-se que o Desporto Escolar continua a ser uma aposta da ESAP, cuja missão é contribuir para o combate ao insucesso e abandono escolar e promover a inclusão, a aquisição de hábitos de vida saudável e a formação integral dos jovens em idade escolar, através da prática de atividades físicas e desportivas de forma articulada e continuada, respeitando cada nível de escolaridade.

Este ano, para além do Andebol, Futsal e Ténis, a ESAP pôde contar com mais dois grupos equipa, o Boccia, modalidade que foi mais um fator de integração para os alunos com necessidades educativas especiais, nomeadamente os da Unidade de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo, e a Natação, tendo subido ao palco de Centro de Artes todos os atletas e professores, envolvidos no projeto.

Aconteceu na quarta-feira, dia 6 de junho, o “Dia de Surf” da Escola Secundária Adolfo Portela. Com a participação de 26 alunos de diversos níveis, estes jovenstiveram a oportunidade de, numa aula diferente, desfrutarem duma experiência única, aventurando-se no mar.

A sessão decorreu na Praia da Barra e teve a duração de aproximadamente 2 horas em que, numa primeira parte, foi feita uma abordagem relativamente ao material técnico, à mecânica do mar, à segurança acompanhado de algumas questões técnicas dos principais movimentos. Após isso, passou-se à parte prática, em que os alunos executaram os movimentos abordados na areia, tendo de seguida passado para o mar.

E foi na água que os “McNamara” apareceram. Alguns e algumas “surfistas” conseguiram pôr em prática os conhecimentos adquiridos e colocarem-se em cima da prancha deslizando nas ondas com mestria.

Para aqueles que não foram... Paciência. Mas atenção: não tentem fazer isso em casa… Até p’ró ano….

 

“Leitura vai, leitura vem” congregou, à sua volta, alunos do Clube de Leitura da nossa Escola (alunos CEI) e duas turmas de alunos, do sexto ano, dos Agrupamentos de Escolas de Águeda e de Valongo do Vouga. O agora vou lá eu, mais logo vens cá tu, proporcionou a deslocação interescolas, em dias e momentos diferentes e foi uma festa; uma festa de reencontros, de leitura e de amizade, traduzindo a vontade de um Crescer Mais e Melhor.

“Leitura vai, leitura vem” é uma atividade integrante do Plano de Atividades da nossa biblioteca. Despede-se até ao próximo ano letivo, com os desejos de ótimas e merecidas férias para todos.

Go to top