moodle Office 365 GIAE youtubeyoutube facebook 20 aula digital escola virtual

João Pinheiro, aluno do curso de Gestão e Programação de Sistemas de Informação da Escola Secundária de Adolfo Portela (ESAP), foi distinguido com o primeiro prémio do concurso nacional PAPTICe, na categoria de desenvolvimento de software, numa pequena cerimónia que ocorreu no dia 24 de novembro de 2020, na Escola Secundária Adolfo Portela e que contou com a presença do aluno vencedor, do seu orientador de projeto, do diretor da Escola e do elemento da direção da Associação Nacional de Professores de Informática, entidade promotora do Concurso.

O Prémio foi atribuído ao projeto EcoMap, que consiste numa aplicação mobile (App) original e inovadora que permite aos seus utilizadores encontrar o ecoponto mais próximo e depositarem nele os diferentes resíduos que possuam, contribuindo assim para um ambiente mais limpo e sustentável.

Num gesto simbólico, os alunos inscritos no CIL- Concurso Intermunicipal de Leitura - receberam, hoje, das mãos do senhor diretor, professor Henrique Coelho, os livros aprovados para a 1ª fase deste concurso. Desde a primeira edição que a nossa Escola oferece, para todas as fases do concurso, os livros aprovados para tal fim.
A primeira fase, constituída por uma prova oral, será realizada no dia 11 de dezembro, com início pelas 14,30 horas, na nossa biblioteca, somente com a presença dos alunos inscritos e dos elementos do júri respetivo, no âmbito das contingências da Covid-19. Boas leituras.

Celebrou-se no dia 23 de Novembro, o Dia da Floresta Autóctone. Para comemorar este dia, o Programa Eco Escolas da ESAP promoveu uma atividade envolvendo as turmas do 7ºano.

A atividade consistiu na plantação de árvores autóctones cedidas pela Câmara Municipal e as diversas turmas ficaram responsáveis por cuidar e zelar para que as árvores cresçam saudáveis. Foi muito bom sentir o envolvimento entusiástico de todos os alunos nesta atividade que tanto contribui para o desenvolvimento sustentável e foi gratificante ver a participação ativa de cada um neste processo que se quer global e globalizante.

«PIC.me – Potenciar, Integrar, Colaborar» é o nome do Projeto de Mentoria que a Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP) se propõe desenvolver no presente ano letivo, que tem como visão principal estimular o relacionamento interpessoal e a colaboração entre os seus alunos, de forma a melhorar o sucesso académico e as relações interpessoais entre Mentores e Mentorandos.

Com este programa, pretende-se aproximar os alunos com algumas dificuldades no desenvolvimento das aprendizagens e/ou na integração escolar – Mentorandos – de outros alunos, de anos de escolaridade de nível mais adiantado – Mentores -, sendo baseado numa estrutura de tutoria por pares, supervisionada pela equipa coordenadora do projeto. Os Mentores são alunos que se disponibilizam para apoiar os seus pares, partilhando os seus conhecimentos e experiências com os Mentorandos.

O Programa PIC.me - Potenciar, Integrar, Colaborar está disponível aqui.

Se frequentas o 9º, 10º, 11º ou 12º ano e queres integrar este programa, na qualidade de Mentor, as inscrições para Mentores deverão ser feitas até ao dia 27 de novembro, mediante o preenchimento de um formulário disponível aqui.

Estão já encontradas as 5 melhores ideias do concurso Missão17.

Lembramos que este concurso teve como objetivo idealizar aplicações (APPs) para smartphones e tablets que melhore a qualidade de vida das pessoas resolvendo, por exemplo, problemas: escolares, sociais, ambientais, etc… Apps que possam contribuir para um mundo mais justo, limpo e sustentável.

45 alunos participaram com as suas ideias mais ou menos ou menos originais, mais ou menos loucas, mas todas muito interessantes.

Os professores responsáveis agradecem a todos pela sua participação e referem que foi uma tarefa árdua selecionar as 5 melhores ideias.

As 5 melhores ideias (ordenação por nome da equipa):