moodle Office 365 GIAE youtube facebook 20 aula digital escola virtual

A Escola Secundária Adolfo Portela foi galardoada, pelo décimo ano consecutivo, com a bandeira verde do Concurso Eco-Escolas 2018, pelas suas boas práticas ambientais, no 04 de outubro, numa cerimónia a nível nacional que decorreu em Pombal.

A ESAP continuou a associar-se a esta iniciativa dinamizando um conjunto de atividades que envolveram a comunidade escolar, com destaque para aqueles que mais de perto participam nas atividades promovidas pelo projeto Eco-Escolas.

O Eco-Escolas é um programa internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental. Fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

Decorreu, na Escola Adolfo Portela, uma palestra para alunos do 12º A, B e C, no dia 2 de outubro, proferida por Ana Isabel Teixeira Dias, com Mestrado Integrado em Psicologia e especialização em Psicologia das Organizações e do Trabalho. Esta palestra foi subordinada ao tema “Como é que a Psicologia mudou a minha vida – a importância dos comportamentos”.

Esta atividade teve como objetivos dinamizar aprendizagens promovendo a interação entre a escola e a realidade; contribuir para uma atitude pró-ativa dos alunos na escola e na vida; consciencializar para a necessidade de uma atitude empreendedora na formação pessoal e profissional; alertar para a exigência no mundo do trabalho (escolar e profissional).

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), promovido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA). Este concurso compõe-se de três fases e tem como objetivo primordial continuar a estimular nos alunos o gosto pelo livro e pela leitura.
Assim, a primeira fase, que decorre na Escola Adolfo Portela, compreende dois momentos, a saber: um constituído por uma prova escrita de seleção e um outro por uma prova oral de leitura, individual, obrigatória e avaliada por um júri constituído para o efeito.

Os alunos interessados em participar no concurso devem proceder à sua inscrição, até ao dia 10 de outubro (2018), junto da professora bibliotecária da nossa escola, professora Helena Pires. Para Mais informações, clique aqui.

Se eu tivesse uns agapantos, uma enxada mesmo à mão, quem me dera plantar, poesia num jardim, lá na Escola, onde sinto, que é uma casa para mim.

E porque eu tinha uns agapantos, uma enxada mesmo à mão, plantei com muito amor, poesia num jardim, cá na Escola, onde sinto que é uma casa para mim.

E foi mais Leitura na nossa Escola.

Dois grupos de alunos da Escola Secundária Adolfo Portela deslocaram-se, dia 21 de setembro de 2018, à Praça 1º de Maio, para participar no evento promovido pela Cerciag. Entre as atividades propostas, os nossos alunos participaram com especial entusiasmo na escalada, nos karts, no ténis e nos desportos aquáticos.

Houve ainda tempo para uma ida ao cabeleireiro e para assistir a uma demonstração de cães polícia, promovida pela PSP.

Ficamos à espera de repetir a experiência no próximo ano.