No dia 13 de fevereiro, três ex-alunos da ESAP voltaram à Escola para divulgar os cursos das instituições de ensino superior que estão a frequentar.

Em primeiro lugar, Filipe Geraldo apresentou o Instituto Superior Técnico, designadamente o Curso de Engenharia Eletrotécnica que está a frequentar. Depois, João Amaro deu a conhecer a Academia Militar, com especial destaque para o curso de Ciências Militares, que frequenta. Finalmente, Beatriz Lemos apresentou a Universidade de Aveiro, falando do curso Ciências Biomédicas, onde está no 2º ano.

Para partilhar as suas vivências com os alunos do 12ºH e 11ºF (Curso Técnico Auxiliar de Saúde), vieram à escola, no passado dia 12 de fevereiro, cinco alunos do 3º ano do curso de enfermagem da Escola Superior de Saúde de Viseu, uma delas ex-aluna da Escola Adolfo Portela, onde frequentou o Curso de Auxiliar de Saúde. Os alunos puderam ouvir as experiências de quem pela primeira vez contactou com utentes com problemas de saúde mental, falar de estratégias para lidar com situações de violência, estratégias comunicacionais e perceber o dia a dia de um técnico de saúde que trabalha nesta área.

O percurso académico destes alunos, em especial o da ex-aluna da escola, foi também amplamente questionado pelos alunos do curso profissional. O exemplo do seu percurso escolar será, com certeza, fonte de inspiração para os atuais e futuros alunos desta área. O nosso obrigado a todos, em especial à Rita Ângera, pela sua disponibilidade e simpatia.

Decorreu de 11 a 17 de fevereiro, na Escola Adolfo Portela, o quarto encontro de intercâmbio de estudantes provenientes de escolas de Itália, Polónia, Eslováquia, Lituânia e Portugal. Este intercâmbio realiza-se no âmbito do programa «Erasmus +» e é subordinado ao tema “Estilo de vida saudável e hábitos alimentares pouco saudáveis em adolescentes”.

Este encontro teve o seu início, precisamente, com uma conferência intitulada “Gaming addiction”, onde se apresentaram as consequências do vício dos jogos digitais e formas de o prevenir. Seguiu-se um momento de acolhimentos dos professores e alunos envolvidos no projeto, na Biblioteca Escolar, que incluiu uma mensagem de boas vindas, pelo diretor da ESAP, momentos musicais e apresentações pelas respetivas escolas.

No âmbito da disciplina de Educação Visual, os alunos do 8º e 9º anos realizaram uma instalação dedicada ao dia dos Namorados (14 de fevereiro), que está patente no Polivalente da nossa Escola.

Esta instalação foi elaborada usando técnicas mistas (designadamente tapeçaria, recorte e colagem).

Tiveram início, a 2 de fevereiro, no âmbito do projeto «Secundário Superior», os Cursos de “Práticas Laboratoriais de Biologia”, que visa proporcionar aos alunos de Biologia e Geologia a oportunidade de realizarem trabalho experimental que complemente as aprendizagens obtidas nas aulas, e o de “Mitos e raízes greco-latinas”, que proporciona aos alunos a oportunidade de aumentarem a capacidade expressiva e a precisão no uso de vocabulário especializado, mediante o conhecimento das etimologias e de reconhecerem afixos e radicais do vocabulário técnico-científico, compreendendo o seu significado.

Ambos os cursos têm previstas cinco sessões de noventa minutos cada, envolvem alunos do ensino secundário e procuram ser um complemento à formação ministrada em sala de aula nas disciplinas de Português e Biologia/Geologia.