A Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP) abriu as portas, no dia 3 de abril, para a realização de um dia diferente do habitual, o Dia Aberto, que culminou com um Sarau Cultural, no Centro de Artes de Águeda, em duas sessões, às 17 e às 20 horas, que esgotaram por completo aquela sala de espetáculos.

Na parte da manhã, os alunos da Escola Adolfo Portela, nomeadamente os do 9º ano, juntamente com cinco turmas do Agrupamento de Escolas de Águeda e duas turmas de 9º ano do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga percorreram o «Trilho das Ciências», constituído por diversos pontos, em que os alunos puderam conhecer o que de melhor se faz na ESAP nas áreas da Biologia e Geologia, Física e Química, Eletrónica e Robótica, Informática e Multimédia, Matemática, entre outras. Visando, particularmente, os alunos de 7º ano, realizou-se, também, o «AstroMat», projeto com uma sessão de Astronomia, orientada pelo astrónomo José Augusto Matos, seguido do ‘workshop’ de Matemática «Tcharam, matemática vista de outra perspetiva», dinamizado por professores da Escola Superior de Viseu. Ainda a propósito de Astronomia, destaque para o projeto «Reserva Dark Sky Alqueva», cujos responsáveis apresentaram uma palestra para alunos do Secundário. Refira-se, ainda, a realização de diversas atividades desportivas, envolvendo várias modalidades e muitos alunos, nomeadamente o Ténis, com a colaboração de Fernando Vilela do Clube de Ténis de Águeda. Pensando nos alunos do 8º ano, realizou-se a «Goma de provérbios», uma atividade lúdica em torno do nosso património tradicional oral.

No 1º período a Associação de Estudantes, Projeto Brincadeiras e o Espaço Solidário procederam a uma Recolha Solidária de bens alimentares, produtos de higiene e vestuário. A comunidade educativa contribuiu com 28 unidades de bens alimentares, 65 produtos de higiene pessoal e 236 peças de vestuário.

Os produtos de higiene pessoal e alimentares foram doados à CERCIAG para entregar a famílias necessitadas antes do Natal. No segundo período, todas as roupas recolhidas também foram entregues à mesma instituição.

Conforme carta de agradecimento da CERCIAG, “Iniciativas como esta materializam o somatório de vontades, que é também a nossa, de grande caminhada para uma sociedade mais justa na promoção dos valores de convivialidade, tolerância, solidariedade e respeito entre todos os cidadãos e, sobretudo, promovem o homem social, promovendo verdadeiras oportunidades de igualdade.” O nosso muito obrigado a todos!

Com a alegria e a disposição de sempre, amigos e todos juntaram-se para mais um momento de cultura que levou à cena, desta vez, maior expressão teatral e corporal, pela participação e envolvimento dos presentes mas, mais de perto, de alunos do 8º ano e respetiva professora de teatro, Adília Esteves. A total dedicação dos professores de Português foi marcadamente de cheirinhos e de feira, pelo à vontade do carregar dos cestos, preenchidos com chazinhos diversos, os quais perfumaram o ambiente e alma da gente e nos deixaram a vontade de continuarmos a tomar, à sexta, um chazinho tirado da cesta.

E porque o Chá com Letras não aderiu ao chá de sumiço nem estava previsto que o fizesse, o próximo está, já, marcado para o dia 26 de abril. Até lá.

No dia 21 de março, a ESAP contou com a presença da Dra. Cristina Morais, da Fundação EDP, para uma sessão de esclarecimento sobre o programa Escolas Solidárias.

A escola aproveitou esta oportunidade para hastear a Bandeira Escola Solidária, mostrando que faz parte da Rede Escolas Solidárias. Para este efeito, para além da Dra. Cristina, estiveram presentes o Diretor da Escola, representantes da Associação de Estudantes e alguns dos professores e alunos envolvidos neste programa.
Continuaremos a desenvolver uma cultura de cidadania pró-ativa, criando empatia relativamente à realidade onde estamos inseridos, de forma a tornar natural a realização de pequenos gestos positivos, acreditando na sua amplificação futura.

A Escola Adolfo Portela, através do Clube Eco-Escolas, promoveu diversas atividades para assinalar o Dia da Floresta, no dia 21 de março.

Assim, teve lugar uma palestra proferida por António Mascarenhas, da Proteção Civil, subordinada ao tema “Floresta: riqueza, proteção e prevenção”, cujo público-alvo foram os alunos das turmas do 7º A, B, C, e D.