moodle  Office 365  SIGA  youtube  youtube  youtube  facebook  instagram  20 aula digital  escola virtual

 

Projeto “Estilos de vida saudável e hábitos alimentares não saudáveis nos jovens”

A Escola Adolfo Portela, em parceria com 4 escolas de 4 países – Itália, Eslováquia, Lituânia e Polónia, está a desenvolver o projeto aprovado e apoiado pelo “ERASMUS +” – programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto – “Estilos de vida saudável e hábitos alimentares não saudáveis nos jovens”.

Neste primeiro período teremos um grupo de alunos e professores na Lituânia, durante uma semana, e outro grupo, também durante uma semana, na Polónia.

Na foto o grupo de alunos que se desloca à Lituânia, cidade Mazeikiai de 24 a 30 de setembro acompanhados de duas professoras.


Projeto “Healthy lifestyle and unhealthy eating habits in teenagers”

No âmbito do programa Erasmus+, programa da UE nos domínios da educação, formação, juventude e desporto, a escola está envolvida num projeto de cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas, com outros quatro países europeus: Itália, o país coordenador, Eslováquia, Lituânia e Polónia. O projeto terá a duração de dois anos e aborda o tema “Estilo de vida saudável e hábitos alimentares não saudáveis nos jovens”.

As escolas envolvidas têm grupos etários semelhantes, mas diferentes contextos culturais, pertencentes a várias culturas específicas. Assim, os alunos terão estilos de vida diferentes e vários hábitos alimentares. No entanto, há aspetos que são comuns aos adolescentes modernos. Frequentemente eles têm hábitos alimentares errados e seguem dietas pouco saudáveis. Para além disso passam longas horas lidando apenas com computadores, televisão, telemóvel e outros gadgets, e não praticam o exercício físico necessário à manutenção de uma boa forma física e psíquica.

Por conseguinte, o projeto visa reunir estudantes com diferentes contextos sociais e culturais, a fim de os sensibilizar para a importância de um estilo de vida mais correto no que diz respeito à nutrição, tanto na escola como em casa. Professores e estudantes de cinco países Europeus trabalharão em equipas transnacionais para se tornarem cidadãos mais ativos, e com o ambicioso objetivo de promover estilos de vida saudáveis através de hábitos alimentares positivos e da prática regular do exercício físico.

Depois do primeiro encontro de professores responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, que teve lugar em Isérnia, Itália, no passado mês de Novembro, o primeiro intercâmbio de alunos ocorreu entre os dias 5 e 11 de Fevereiro, em Bratislava, Eslováquia. Foram duas as alunas da nossa escola que participaram neste encontro e tiveram a oportunidade de contactar diretamente com realidades diferentes, comparar hábitos culturais e sociais e partilhar experiências. Durante esta semana estiveram alojadas em famílias, que as receberam e integraram muito bem. Ao longo do dia acompanharam todas as atividades programadas pela escola anfitriã, desenvolvidas na escola ou fora da escola, com uma atitude de abertura e partilha para com os alunos dos diferentes países. Foi com entusiasmo que se prepararam para a viagem e para apresentarem os trabalhos selecionados de entre os vários realizados pelos alunos que estão envolvidos no projeto e fizeram-no com muita responsabilidade.


Documentos do Projeto:

Outstanding activities

Eating Disorders - Workshop by Joana Barros

Deep Sleep - Lesson by Rute Lourenço

 

 

 

Mais informação sobre o projeto em http://www.healthyteens.eu/

 

 

 

 

Go to top