«La Chandeleur avant l'heure» foi o doce pretexto para mais uma participação intercultural com os voluntários dos Projeto Águeda Volunteering Land.

A tradição do dia 2 de fevereiro quer que se façam saltar os crêpes dourados e redondos a simbolizar o sol para festejar os dias maiores.

Quando estes oito jovens vêm partilhar as suas experiências, falar da sua gastronomia e falar com os nossos alunos, com humor e boa disposição, deixa de ser apenas o festejo de uma tradição francesa e passa a ser um diálogo de culturas, que tanto nos enriquece.

No dia 30 de Janeiro, decorreu na Quinta do Ega a realização do Corta Mato escolar (fase distrital). Nesta participação conjunta estiveram presentes escolas do distrito de Aveiro.

A Escola Secundária Adolfo Portela obteve quatro medalhas, 1º e 3º lugar, na prova adaptada para alunos ao abrigo do decreto para a Inclusão, nos géneros masculinos e femininos, pelos alunos Paulo Gonçalves, César Almeida, Ana Carolina e Verónica.

“O que é o amor”, de José Jorge Letria e o novo livro da autora Maria Helena Pires – “Manuel Alegre, artista de sonhos” deram o mote para mais um Chá com Letras onde, como habitualmente, a leitura, o canto, a música, a conversa à volta de livros e a boa disposição foram protagonistas. E, pela segunda vez, em janeiro, também a aletria marcou presença, de forma airosa e descontraída, enfeitada ao seu jeito, com pozinhos de canela, numa marca muito própria, de caráter intemporal.

E pronto, o próximo encontro está, já, agendado para o próximo dia 22 de fevereiro. Até lá.

Decorreu, no dia 16 de janeiro, a primeira concentração de Natação, no âmbito do Desporto Escolar nas Piscinas Municipais da Mealhada.

O Grupo equipa da Escola Secundária Adolfo Portela obteve bons resultados, que se devem, sobretudo, ao esforço e empenho dos nossos atletas, bem como ao trabalho de cooperação que existe entre o Clube Algés XXI e a ESAP.

No âmbito do projeto «Grupos para o sucesso» (GPS), resultante da candidatura ao Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), decorreram, nos dias 10, 11, 14, 15 e 21 de janeiro, momentos de balanço dos resultados obtidos no primeiro período pelas turmas do 7º ano, que foram, ao mesmo tempo, momentos de confraternização entre alunos pais /encarregados de educação e professores.

Assim, ao fim da tarde, pela hora de jantar, o diretor da escola, o diretor de turma e professores do conselho de turma reuniram-se, no refeitório, com os alunos, pais e outros familiares. Para além da refeição em comum, foi uma oportunidade para o diretor falar com cada aluno e respetivos pais/encarregados de educação para analisar os resultados escolares obtidos no primeiro período e (re)definir objetivos a atingir ao longo do ano letivo.

Iniciou-se no dia 18 de janeiro, na Escola Secundária Adolfo Portela, o curso de Biologia Funcional, no âmbito do projeto «+Ciência», uma proposta de formação complementar para alunos do 3º ciclo do Ensino Básico. Encontram-se a frequentar este curso 12 alunos do 9º ano que, ao longo das 10 sessões, irão aprofundar os seus conhecimentos relativamente a temas abordados em aula.

Uma das participantes no Curso, Beatriz Gouveia (9ºE), referiu: «Decidi participar neste curso para poder ampliar os meus conhecimentos nesta área e também relembrar temas de que já tinha falado em anos anteriores nas disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química. Achei esta experiência muito interessante por ser tudo tão específico e mais prático que numa aula normal. Apesar de ainda só ter tido uma sessão, sinto que já aprofundei as minhas capacidades e o meu conhecimento dentro de um laboratório».

A aguedense Carla Tavares, deputada da Assembleia da República, esteve na segunda-feira, 14 de janeiro, na Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP), no âmbito do programa «Parlamento dos Jovens», para apresentar uma palestra a alunos do Ensino Secundário.

A presença de Carla Tavares visou estimular nos alunos o gosto pela participação cívica e política dos jovens, promover o debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões, assim como sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos mais próximos da sua realidade, nomeadamente o poder autárquico.

No dia 16 de janeiro, procedeu-se à entrega de certificados de participação a todos os alunos do 8º ano que intervieram no concurso «Mesas de Natal», realizado no dia 12 de dezembro.

Foram entregues, também, os prémios às turmas vencedoras. Assim, o 8ºA recebeu o «Prémio Glamour»; o 8ºC o «Prémio Criatividade»; e o 8ºD o «Prémio Mensagem».

Recorde-se que este concurso, uma iniciativa da área disciplinar de Educação Visual, pretendeu organizar e desenvolver atividades cooperativas de aprendizagem, orientadas para a integração e troca de saberes, a tomada de consciência de si, dos outros e do meio e a realização de projetos intra ou extraescolares.

No âmbito da homenagem levada a cabo pela ANATA – Associação dos Naturais e Amigos de Águeda, realizada no dia 8 de dezembro de 2018, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, ao professor Henrique Coelho, diretor da nossa Escola, os alunos do 7º E, coordenados pela sua professora de História/ bibliotecária, entenderam dever entrevistá-lo a esse propósito. Assim, colocaram-se na pele de jornalistas por uns minutos, tendo a conversa sido orientada neste sentido:

Alunos - Soubemos que foi, recentemente, homenageado pela Anata - Associação dos Naturais e Amigos de Águeda. Qual a razão dessa homenagem?

Diretor - A razão prende-se com o reconhecimento meritório do trabalho pelos aguedenses e, sobretudo, por quem experienciou vivências na Escola na qualidade de atuais e antigos alunos e pela projeção nacional, comprovada pelos resultados nos rankings dos exames nacionais e, ainda, pela boa prática que foi sendo desenvolvida ao longo do tempo, de requalificar e modernizar os espaços exteriores e interiores da Escola, sobretudo no que a salas de aula diz respeito, adaptando-os às exigências constantes das novas tecnologias, criando cada vez mais condições de trabalho e de estudo para a promoção da investigação e do conhecimento científicos, com reflexo evidente nas aprendizagens.

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