No dia 09 de Julho de 2021, a presidente do Conselho Geral da Escola Adolfo Portela, professora Maria Gabriel Abrantes, conferiu posse, para um novo mandato como Diretor da Escola Adolfo Portela, ao professor Henrique Coelho.

Com ele inicia também funções uma nova equipa diretiva constituída por Hugo Rosa (subdiretor), Licínio Carvalho (adjunto), em substituição do professor Manuel Carlos Quaresma, que cessa funções por ter atingido a idade da aposentação, e António Mendes (Adjunto).

Na cerimónia de tomada de posse estiveram presentes, para além de alguns professores e funcionários da ESAP, Duarte Monteiro, representante dos alunos; Cristina Castanheira, representante do pessoal não docente; Glória Costa, presidente da associação de pais e EE (APEDESAP); Sara Silva, representante da autarquia; José Vidal, Diretor do Conservatório de Música de Águeda; e Marco Costa, Diretor da ESTGA.

A cerimónia iniciou-se com um momento musical em que intervieram Beatriz Santos, aluna do 10ºB, e Mário Correia, docente da ESAP. Seguiu-se a leitura e assinatura do termo de tomada de posse. Por fim, proferiram uma breve alocução Duarte Monteiro, em representação dos alunos; Cristina Castanheira, em representação do pessoal não docente; Glória Costa, na qualidade de Presidente da APEDESAP; Maria Gabriel Abrantes, presidente do Conselho Geral; e o recém-empossado diretor da ESAP, Henrique Coelho.

Gabriel Abrantes, no seu breve discurso referiu que “não podemos esquecer que o nosso maior desafio é o sucesso educativo dos alunos (compreendendo esse sucesso a dimensão académica e pessoal) e que, para esse sucesso, concorre a ação do pessoal docente e não docente, o empenho dos pais e encarregados de educação, o envolvimento das entidades locais. Trata-se, pois, de um processo complexo, que requer uma estrutura organizacional coesa e uma liderança esclarecida, ambiciosa e inovadora, focada na melhoria e com capacidade de mobilização, que se oriente por princípios como a integridade, a confiança, a transparência, a independência, o trabalho e a justiça”.
Henrique Coelho, por seu turno, referiu que “conta com todos para fazer face aos novos desafios que são continuamente colocados à Escola”, deixando um agradecimentos a todos quantos têm colaborado para fazer da Escola Adolfo Portela uma instituição de prestígio na comunidade local de Águeda.