moodle Office 365 GIAE youtubeyoutube facebook 20 aula digital escola virtual

João Pinheiro, aluno do curso de Gestão e Programação de Sistemas de Informação da Escola Secundária de Adolfo Portela (ESAP), foi distinguido com o primeiro prémio do concurso nacional PAPTICe, na categoria de desenvolvimento de software, numa pequena cerimónia que ocorreu no dia 24 de novembro de 2020, na Escola Secundária Adolfo Portela e que contou com a presença do aluno vencedor, do seu orientador de projeto, do diretor da Escola e do elemento da direção da Associação Nacional de Professores de Informática, entidade promotora do Concurso.

O Prémio foi atribuído ao projeto EcoMap, que consiste numa aplicação mobile (App) original e inovadora que permite aos seus utilizadores encontrar o ecoponto mais próximo e depositarem nele os diferentes resíduos que possuam, contribuindo assim para um ambiente mais limpo e sustentável.

Num gesto simbólico, os alunos inscritos no CIL- Concurso Intermunicipal de Leitura - receberam, hoje, das mãos do senhor diretor, professor Henrique Coelho, os livros aprovados para a 1ª fase deste concurso. Desde a primeira edição que a nossa Escola oferece, para todas as fases do concurso, os livros aprovados para tal fim.
A primeira fase, constituída por uma prova oral, será realizada no dia 11 de dezembro, com início pelas 14,30 horas, na nossa biblioteca, somente com a presença dos alunos inscritos e dos elementos do júri respetivo, no âmbito das contingências da Covid-19. Boas leituras.

«PIC.me – Potenciar, Integrar, Colaborar» é o nome do Projeto de Mentoria que a Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP) se propõe desenvolver no presente ano letivo, que tem como visão principal estimular o relacionamento interpessoal e a colaboração entre os seus alunos, de forma a melhorar o sucesso académico e as relações interpessoais entre Mentores e Mentorandos.

Com este programa, pretende-se aproximar os alunos com algumas dificuldades no desenvolvimento das aprendizagens e/ou na integração escolar – Mentorandos – de outros alunos, de anos de escolaridade de nível mais adiantado – Mentores -, sendo baseado numa estrutura de tutoria por pares, supervisionada pela equipa coordenadora do projeto. Os Mentores são alunos que se disponibilizam para apoiar os seus pares, partilhando os seus conhecimentos e experiências com os Mentorandos.

O Programa PIC.me - Potenciar, Integrar, Colaborar está disponível aqui.

Se frequentas o 9º, 10º, 11º ou 12º ano e queres integrar este programa, na qualidade de Mentor, as inscrições para Mentores deverão ser feitas até ao dia 27 de novembro, mediante o preenchimento de um formulário disponível aqui.

Celebrou-se no dia 23 de Novembro, o Dia da Floresta Autóctone. Para comemorar este dia, o Programa Eco Escolas da ESAP promoveu uma atividade envolvendo as turmas do 7ºano.

A atividade consistiu na plantação de árvores autóctones cedidas pela Câmara Municipal e as diversas turmas ficaram responsáveis por cuidar e zelar para que as árvores cresçam saudáveis. Foi muito bom sentir o envolvimento entusiástico de todos os alunos nesta atividade que tanto contribui para o desenvolvimento sustentável e foi gratificante ver a participação ativa de cada um neste processo que se quer global e globalizante.

Estão já encontradas as 5 melhores ideias do concurso Missão17.

Lembramos que este concurso teve como objetivo idealizar aplicações (APPs) para smartphones e tablets que melhore a qualidade de vida das pessoas resolvendo, por exemplo, problemas: escolares, sociais, ambientais, etc… Apps que possam contribuir para um mundo mais justo, limpo e sustentável.

45 alunos participaram com as suas ideias mais ou menos ou menos originais, mais ou menos loucas, mas todas muito interessantes.

Os professores responsáveis agradecem a todos pela sua participação e referem que foi uma tarefa árdua selecionar as 5 melhores ideias.

As 5 melhores ideias (ordenação por nome da equipa):

Num ambiente fortemente sentido e emotivo, retomámos a sala Zoom para os encontros no Chá com Letras, como aconteceu no dia 30 de outubro de 2020. A música, a leitura, o canto, o carinho e a ternura de quem já não consegue passar sem estes momentos mensais marcaram estes novos instantes que iremos continuar a assegurar no decorrer do ano letivo, à distância, porque as contingências do Covid-19 assim o impõem. Contudo, a transposição do formato presencial da atividade para o virtual permite-nos dizer, à parte esta caraterística, que tudo continua como soía, ou seja, como habitualmente.

O próximo encontro é já daqui a nada, agendado que fica para o dia 27 de novembro. Até lá.

Encontram-se abertas, a partir de hoje, 26 de outubro de 2020, as inscrições de alunos da ESAP para a 1ª fase de seleção de candidatos da 8ª edição do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), promovido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. O Concurso compreende 3 fases e tem como objetivo primordial continuar a estimular nos alunos o gosto pelo livro e pela leitura.

No imediato, aqui se apresentam os aspetos principais inerentes à 1ª fase. Assim:
- A 1ª fase de seleção decorre na nossa escola;
- Está aberta a todos os alunos da ESAP;
- Compreende uma prova oral, individual, obrigatória, avaliada por um júri constituído
para o efeito. A prova oral será realizada na nossa biblioteca, no dia 27 de novembro de 2020, com início pelas 14,30 horas. De acordo com o plano de contingência da Escola, só estarão presentes os alunos concorrentes.

Obras aprovadas:
- As obras aprovadas para esta 1ª fase são as seguintes:
3º Ciclo: “A Inocência das Facas” – Diversos autores
Secundário: “Passageiros em trânsito, novos contos para viajar” – José Eduardo Agualusa

Os alunos interessados em participar no Concurso devem proceder à sua inscrição, até ao dia 2 de novembro de 2020, junto da professora bibliotecária da nossa escola, professora Helena Pires.

A nossa biblioteca acolheu, a 26 de outubro de 2020, de acordo com todas as regras de segurança no âmbito do Covid-19, a atividade «Time to Move 2020», dinamizada pelo CJA – Centro de Juventude de Águeda, com a presença de uma das suas responsáveis e de oito jovens voluntários de diversos países europeus. A turma da ESAP envolvida foi o 12º A, que se fez acompanhar pela sua professora de Educação Física, Cristina Canas.

Os objetivos subjacentes a esta dinâmica têm, como fulcro principal, aproximar a comunidade local aguedense da identidade europeia, sensibilizando para a interculturalidade, diversidade e valores sociais europeus, o que pressupõe a promoção de novas práticas diferenciadoras que possam aliciar para o envolvimento de compromisso da comunidade jovem neste contexto.

A dinâmica da interação apresentada, onde as línguas portuguesa e inglesa foram rainhas, a simpatia e a boa disposição de todos os envolvidos terão marcado o início de um trilho futuro que permitirá, com toda a certeza, congregar ideias e projetos promissores de ação e intervenção na sociedade e na cultura europeias por parte de jovens aguedenses.

Porque vale a pena ler/ver o Projeto Global, aqui fica o link de acesso: http://psientifica.org/agueda-volunteering-land

Estão abertas as inscrições para o concurso Missão17.

Este concurso tem como objetivo idealizar aplicações (APPs) para smartphones e tablets que melhore a qualidade de vida das pessoas resolvendo, por exemplo, problemas: escolares, sociais, ambientais, etc… Apps que possam contribuir para um mundo mais justo, limpo e sustentável.

Do que estás à espera? Ajudar está cada vez mais na ponta dos teus dedos.

Inscreve a tua equipa (de 2 a 4 elementos) aqui:

Para qualquer esclarecimento, contacta a Prof. Regina Gaspar (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) ou o Prof. Jorge Henriques (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

Pág. 1 de 32

       
             
           
ERASMUS +   Observatório da Qualidade   Selo Escola Saudável   Exames Nacionais
Aceda à plataforma moodle para ter acesso aos recursos das diversas disciplinas.
Estação Meteorológica
Registos da estação ESAP
Aceda ao portal GIAE para adquirir online as senhas de refeição.
Go to top