moodle  Office 365  SIGA  youtube  youtube  youtube  facebook  instagram  20 aula digital  escola virtual

O mês de abril é o mês da prevenção dos maus-tratos na infância.

A campanha do Laço Azul assinala e pretende sensibilizar e alertar todos para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens estão sujeitos diariamente dentro e fora das suas casas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), caracterizam-se como "abusos ou maus-tratos às crianças, todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder.

Os maus-tratos assumem-se como um grave problema para o desenvolvimento das crianças, tendo repercussões ao longo da vida, sendo os mais visíveis a depressão, a agressividade, abuso de drogas, problemas de saúde.

É inequívoco que todos os cidadãos devem contribuir para a prevenção de maus tratos na infância. Apela-se, então, para que, nos dias de hoje, em virtude da conjuntura nacional e mundial com diversos problemas que se enfrentam tais como pobreza, habitação, emprego, cuidados de saúde, guerra, refugiados, se esteja em permanente alerta em relação às nossas crianças e jovens, intervindo e denunciando sempre situações de possíveis maus-tratos/abusos.

Romina Simões
Assistente Social da ESAP

Go to top