Na semana de 16 a 20 de outubro, a Escola secundária de Gulbenes da Letónia, Gulbenes Novada Vidusskola, organizou a segunda mobilidade do projeto “Think global, learn being an entrepreneur in Europe!”, sob coordenação da Escola Secundária Adolfo Portela. Nesta mobilidade participaram no total 50 alunos e 18 professores, provenientes de vários países da Europa, a saber: Portugal, Letónia, Lituânia, Grécia, Croácia e Itália.
O tema desta mobilidade foi a igualdade de género, “Gender Equality Matters”, incluída no pacote de trabalho “ENTREPRENEURS IN THE PURSUIT OF EQUITY”.
Durante a semana, os alunos produziram vários modelos de negócios que visam promover a igualdade de género e continuaram a debater o tema da inclusão, este que foi iniciado na primeira mobilidade na ESAP.
Para a construção dos modelos de negócios, as atividades começaram com um workshop de introdução ao modelo Canvas ministrado pelo professor lituano Naglis Jonuška cuja a especialidade é economia e empreendedorismo.
No palácio neorrenascentista de Stameriena, os alunos discutiram os estereótipos nacionais e internacionais, relativos ao tema da igualdade de género. Em Gulbene, entrevistaram várias mulheres integradas no mercado de trabalho de Gulbenes e apresentaram as suas conclusões, em equipas internacionais, no Coffee-shop “Gardums”.

Dando continuação ao tema a inclusão, os participantes tiveram a oportunidade de participar em vários workshops realizados na escola básica de Sveķi, escola para alunos com incapacidades cognitivas e motoras, e no Day Care Centre de Gulbene. Em Lizums, os participantes, visitaram a empresa Avoti um modelo empreendedor que produz mobiliário para a cadeia IKEA e emprega vários residentes temporários provenientes da Ucrânia.
Os participantes ainda tiveram a oportunidade de visitar a Academia de Ciências e zona histórica de Riga, capital da Letónia.
E a semana não poderia acabar sem o jantar de comidas típicas letãs organizado pelos pais dos alunos de Gulbene e uma festa onde uma banda de música folk ensinou os participantes a dançar músicas típicas da Letónia.