Na semana de 18 a 22 de setembro, a Escola Secundária Adolfo Portela, escola coordenadora, organizou a primeira mobilidade do projeto “Think global, learn being an entrepreneur in Europe!”. Nesta mobilidade participaram no total 53 alunos e 18 professores, dos quais 26 alunos e 10 professores são provenientes de vários países da Europa, a saber: Letónia, Lituânia, Grécia, Croácia e Itália.
O tema desta mobilidade foi a inclusão, “WE RESPECT DIFERENCE”, incluída no pacote de trabalho “ENTREPRENEURS IN THE PURSUIT OF EQUITY”.
Durante a semana, os alunos produziram vários modelos de negócios para melhorar a qualidade de vida dos imigrantes/residentes temporários e pessoas com incapacidade.
Para atingir este objetivo, as atividades começaram com um workshop de introdução ao modelo Canvas, promovido pela ESTGA e visitaram a incubadora de empresas da UA no PCI: Creative Science Park de Aveiro.

Sendo o tema a inclusão, os participantes foram à Universidade de Aveiro, conversar com os alunos do curso “Programa Individual de Estudos Multidisciplinares”e com os jovens da ONG “Pais em Rede” (PER). Os alunos participaram, ainda, numa sessão de vela adaptada promovida pelo Sporting Clube de Aveiro, onde velejaram em pares com jovens do PER. A Unidade de Autismo da ESAP promoveu um workshop incluindo os alunos com autismo da escola. Para finalizar as atividades de inclusão e ajudar os alunos a melhorarem os seus modelos de negócios, recebemos na escola o Médico de saúde pública João Gonçalo que tem displasia óssea, o Engº Jorge Ruivo que tem paralisia Cerebral, a Socióloga Margarida Marques que sofre de DMC e a Professora Nadiya Umanska, responsável pelo acolhimento dos Ucranianos em Águeda.
E a semana não poderia acabar sem o jantar de comidas típicas portuguesas organizado pelos pais dos alunos portugueses e uma festa com a atuação da Orquestra Típica de Águeda.