No passado dia 12 de outubro alguns alunos do 8º ano participaram numa sessão com o Faulkes Telescope North, dinamizada pelo Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação.
Esta sessão é o primeiro prémio Olimpíadas de Astronomia Júnior 2023, ganho no ano letivo anterior, por um dos alunos da nossa Escola, Daniel Filipe Arede Bastos, do sétimo ano, que participaram nestas Olimpíadas.
O Faulkes Telescope North é um telescópio robótico de observação astronómica localizado no Observatório Haleakalā, no Havaí e foi projetado para permitir que estudantes e pesquisadores de todo o mundo acessem e conduzam observações astronómicas remotamente.

O objetivo principal do Faulkes Telescope North é promover o envolvimento de estudantes e jovens cientistas na astronomia, proporcionando-lhes a oportunidade de realizar observações astronómicas de alta qualidade. Nesta sessão, tiveram a oportunidade de observar galáxias, nebulosas, enxames estelares, enquanto se iam registando as imagens destes mesmos objetos. Foram ainda explorados conceitos de diferentes áreas disciplinares, como Geografia, Física, Química e até Biologia.
No final da sessão, alguns alunos quiseram integrar a equipa NUCLIO Space Hunters para participar nas Campanhas de Procura de Asteroides do NUCLIO/IASC.