moodle  Office 365  SIGA  youtube  youtube  youtube  facebook  instagram  20 aula digital  escola virtual

No âmbito da realização da atividade da biblioteca designada “Workshop de fotografia” perspetivada para os alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia (11º H1 e 12º G) a nossa Escola recebeu, no dia 27 de outubro, o fotógrafo Horácio Graça, autodidata em fotografia de paisagem (em que o ambiente natural da Pateira de Fermentelos é exaltado, ao máximo, com toda a legitimidade), com um currículo invejável, com obras individuais e de parceria publicadas, exposições individuais e coletivas realizadas.

Os conhecimentos técnicos demonstrados bem como a qualidade do seu trabalho, a dedicação e o carinho com que abraça aquilo que fotografa, captaram a atenção e o entusiasmo dos alunos, por excelência os do 12º ano, que tudo perguntaram e tudo quiseram saber demonstrando, assim, que o encontro ajudou a consolidar conhecimentos e competências na área da produção técnico/fotográfica e abriu, com toda a certeza, novas perspetivas para os que vierem a dedicar-se à fotografia.

Num momento solene mas descontraído, os alunos da nossa Escola inscritos para a 1ª fase do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL) receberam, das mãos do senhor diretor, um exemplar/oferta do livro aprovado, de acordo com o ciclo de estudos a que pertencem (3º Ciclo/Secundário), num compromisso simpático e carinhoso que a nossa Escola assumiu desde a primeira sessão do referido concurso, prática que faz questão de continuar a manter.

Os livros escolhidos para esta primeira fase do concurso no que ao 3º Ciclo e Secundário diz respeito são: “Contos” de Eça de Queirós e “Contos” de Clarice Lispector, respetivamente. Os contos selecionados para a prova oral são: “A Aia”, “Civilização” e “O Suave milagre” (3ª Ciclo); "Tentação", "A Solução", "Uma amizade sincera", "Come meu filho" e "É para lá que eu vou" (Secundário).

A prova oral do concurso, na nossa Escola, será levada a cabo no contexto do Chá com Letras, a realizar no dia 24 de novembro. Ótimas leituras e até lá.

Iniciou-se, no dia 13 de outubro, o curso avançado experimental de Microbiologia, que decorre em parceria com Instituto de Educação e Cidadania da Mamarrosa e é dinamizado pela Dra. Sónia Ferreira, investigadora da Universidade de Aveiro.

Este curso é frequentado por alunos dos 11º e 12º anos da área de ciências e tecnologias e visa incutir-lhes uma dinâmica de ensino experimental moderno, essencial no ensino, e prepara os alunos para terem sucesso no Ensino Superior, nas áreas que dependem de boa compreensão dos conceitos modernos da Biologia (Bioquímica, Biotecnologia, Medicina, Farmácia, Veterinária, entre outras).

Foi o primeiro encontro no Chá com Letras deste ano letivo. Construíram-se momentos gratificantes a partir da apresentação de mais um livro de poesia infantil intitulado “atejefiquembem@” – Livro 2 - da autora Maria Helena Pires, com ilustrações de César Pereira. A leitura, a música, o canto, a dança, a alegria e a boa disposição deram-se as mãos e recriaram memórias e belezas de património, em jeito de bem dizer e bem querer. Ah, e não faltaram cavacas!

Como sugestão de leitura fica o novo livro e, se quiserem espreitar o trailer, é só clicar aqui e abrir este endereço eletrónico (youtube). Fiquem bem. O próximo Chá com Letras é, já, a 24 de novembro. Até lá.

Em manhã radiosa do dia 29 de setembro, os alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia (11º H1 e 12º G), acompanhados pelos professores Nuno Portugal, Helena Pires e Lúcia Pereira, desceram ao CAA (Centro de Artes de Águeda) para uma visita guiada à Exposição de Arte Contemporânea – Coleção Reloaded - em contexto de atividade dinamizada pela nossa biblioteca, com o objetivo principal de contactarem com obras de pintura e de escultura contemporâneas, visando o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento da sensibilidade estética.

A referência dos autores expostos, a qualidade das suas obras, as condições excelentes do espaço físico e a dinâmica extraordinária do guia, criaram um ambiente propício para uma aprendizagem frutuosa, traduzida por interesse, interação e comportamento excelentes por parte de todos.

Go to top