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No passado dia dez de novembro, decorreu uma palestra na nossa escola para assinalar o Armistício ocorrido no dia onze de novembro de 1918, o qual colocaria um fim à Primeira Guerra Mundial ou também chamada Grande Guerra. Neste sentido, a nossa escola recebeu a investigadora Maria Clara Paiva Vide Marques, licenciada em Ciências Históricas e pós-graduada em Museologia e em História Contemporânea. Autora de vários livros e artigos na área da história local, da história de arte e do património e ainda na conceção de projetos museológicos, nos últimos anos dedicou-se a investigar os militares portugueses da região de Aveiro que participaram na Grande Guerra, nomeadamente na Batalha de La Lys.

A 14ª Escola de Professores de Física em Língua Portuguesa no CERN, que decorreu de 4 a 9 de setembro, contou este ano com a participação da professora de Física e Química da ESAP, Fátima Teixeira. O CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire) localizado em Genéve, Suiça, é o maior laboratório de física de partículas do mundo.

Durante uma semana, cerca de 48 professores provenientes de vários países de língua portuguesa, puderam visitar alguns centros de investigação, participar em palestras, seminários e ‘workshops’, usufruindo, assim, do privilégio de contactarem ‘in loco’ com a investigação de ponta que se faz na área da física das partículas, bem como com o ambiente científico internacional que se faz sentir em todo o campus do CERN.

No passado dia 16 de setembro de 2022, foi ainda mais especial e divertido regressar à Escola. Um grupo de alunos que beneficia de Medidas Educativas de Apoio à Educação Inclusiva, da Escola Secundária Adolfo Portela, deslocou-se à Praça 1º de Maio para participar em atividades promovidas pela CERCIAG. Todas estas atividades foram do agrado dos nossos alunos, destacando-se algumas de que mais gostaram, tais como: a escalada, os insufláveis, os aparelhos de ginástica, pedalar nos Karts e passear de Gaivota no rio.

Um pequeno grupo teve ainda a oportunidade de ouvir a história “Artur e Clementina”, duas tartarugas que falaram sobre a importância da verdadeira amizade, e de assistir a uma demonstração de cães-polícia promovida pela PSP.

Tiveram início, a 2 de fevereiro, no âmbito do projeto «Secundário Superior», os Cursos de “Práticas Laboratoriais de Biologia”, que visa proporcionar aos alunos de Biologia e Geologia a oportunidade de realizarem trabalho experimental que complemente as aprendizagens obtidas nas aulas, e o de “Mitos e raízes greco-latinas”, que proporciona aos alunos a oportunidade de aumentarem a capacidade expressiva e a precisão no uso de vocabulário especializado, mediante o conhecimento das etimologias e de reconhecerem afixos e radicais do vocabulário técnico-científico, compreendendo o seu significado.

Ambos os cursos têm previstas cinco sessões de noventa minutos cada, envolvem alunos do ensino secundário e procuram ser um complemento à formação ministrada em sala de aula nas disciplinas de Português e Biologia/Geologia.

A Escola Secundária Adolfo Portela foi reconhecida, no dia 25 de maio de 2022, pela Direção Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), com a Distinção “Effective CAF User” que tem por objetivo avaliar o processo de autoavaliação da Estrutura Comum de Avaliação (CAF - Common Assessment Framework), a implementação de melhorias e o nível de maturidade relativamente a oito Princípios de Excelência.

Trata-se de mais uma distinção conferida à Escola Adolfo Portela (a 6 de maio de 2021 já havia sido atribuído à ESAP o Selo EQAVET), com base no exercício de autoavaliação realizado e que envolveu elementos de toda a comunidade educativa: alunos, pais/encarregados de educação, parceiros e colaboradores (docentes e não docentes).

Este processo teve o seu início com a autoavaliação realizada no âmbito da Equipa de Autoavaliação da ESAP, seguida da aplicação dos Questionários CAF a toda a comunidade educativa da Escola, em junho de 2021, e culminou com a visita do Agente do Feedback Externo CAF, designado pela DGAEP, no dia 5 de maio, onde foram analisados, globalmente, os seguintes aspetos: qualidade do processo de autoavaliação; elaboração, comunicação e implementação do Plano de Ações de Melhoria; e Avaliação da extensão da Gestão da QualidadeTotal (Total Quality Management) da organização.

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