No passado dia dez de novembro, decorreu uma palestra na nossa escola para assinalar o Armistício ocorrido no dia onze de novembro de 1918, o qual colocaria um fim à Primeira Guerra Mundial ou também chamada Grande Guerra. Neste sentido, a nossa escola recebeu a investigadora Maria Clara Paiva Vide Marques, licenciada em Ciências Históricas e pós-graduada em Museologia e em História Contemporânea. Autora de vários livros e artigos na área da história local, da história de arte e do património e ainda na conceção de projetos museológicos, nos últimos anos dedicou-se a investigar os militares portugueses da região de Aveiro que participaram na Grande Guerra, nomeadamente na Batalha de La Lys.

Na palestra, proferida por duas vezes, para as turmas do 9º e 12º anos de História e História A, respetivamente, a convidada, Maria Clara Vide, relatou alguns pormenores peculiares sobre a participação dos nossos soldados, desde as fardas, o transporte, a falta de condições nas trincheiras e até o abandono dos nossos prisioneiros de guerra e respetiva libertação e regresso a Portugal.

Esta palestra veio complementar as aprendizagens que os alunos realizaram em contexto de sala de aula, enriquecendo os seus conhecimentos.