No dia 23 de novembro de 2021, o escritor, cientista e mágico, Filipe Monteiro, acompanhado de Maria José Alves, apresentou uma palestra na Escola Adolfo Portela subordinado ao título «A Química do Amor», para as turmas do 12º A,B e C.

Esta apresentação surgiu no âmbito da parceria que a ESAP mantém com o Instituto de Educação e Cidadania (IEC), tendo estado presente Richard Marques, do Departamento de História da Ciência daquela instituição sedeada na Mamarrosa, e insere-se nas atividades do Clube de Ciências da ESAP e no Projeto de Educação Sexual da Escola Adolfo Portela.

À tarde, teve lugar na Biblioteca da ESAP a apresentação do livro «Mestre Carbono, o cientista», da autoria de Filipe Monteiro, para as turmas do 8ºC e 9ºC.