Pelo quinto ano consecutivo a Escola Secundária Adolfo Portela esteve representada na final nacional do concurso CanSat Portugal. Este ano coube à equipa Pegasus a tarefa de representar a escola neste concurso, esta tarefa já foi assumida pela equipa Ícaros em 2015, 2016 e 2017 e pela equipa Psique em 2018.

Depois de qualificada para a final nacional, a equipa Pegasus cumpriu com êxito todas as missões inerentes ao concurso, tendo obtido uma menção honrosa pelo seu desempenho. A final nacional realizou-se na Ilha de Santa Maria, Açores, entre os dias 2 e 5 de maio. Tal como nos anos anteriores, a equipa foi orientada pelo professor João Cera.

O CanSat Portugal é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia (ESA). A iniciativa desafia alunos do ensino secundário de todo o país a projetar e construir um modelo funcional de um micro-satélite (CanSat) cujos sistemas base (antena, bateria e sensores) terão de estar integrados num volume equivalente ao de uma lata de refrigerante. A equipa contou com o apoio do departamento de Física e do Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro.