Para partilhar as suas vivências com os alunos do 12ºH e 11ºF (Curso Técnico Auxiliar de Saúde), vieram à escola, no passado dia 12 de fevereiro, cinco alunos do 3º ano do curso de enfermagem da Escola Superior de Saúde de Viseu, uma delas ex-aluna da Escola Adolfo Portela, onde frequentou o Curso de Auxiliar de Saúde. Os alunos puderam ouvir as experiências de quem pela primeira vez contactou com utentes com problemas de saúde mental, falar de estratégias para lidar com situações de violência, estratégias comunicacionais e perceber o dia a dia de um técnico de saúde que trabalha nesta área.

O percurso académico destes alunos, em especial o da ex-aluna da escola, foi também amplamente questionado pelos alunos do curso profissional. O exemplo do seu percurso escolar será, com certeza, fonte de inspiração para os atuais e futuros alunos desta área. O nosso obrigado a todos, em especial à Rita Ângera, pela sua disponibilidade e simpatia.

As perturbações psiquiátricas e os problemas de saúde mental são a principal causa de incapacidade e uma das principais causas de morbilidade, nas sociedades atuais. A prestação de cuidados em saúde mental acresce à prática de cuidados gerais, exigindo maior profundidade e leque de conhecimentos, maior complexidade de aptidões. É comum o receio e muitas as dúvidas que um auxiliar de saúde experimenta quando pensa em trabalhar em saúde mental.