A equipa Icarus do Clube de Automação e Robótica da Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP) foi selecionada para a final nacional do concurso CanSat  Portugal 2017, que se realizará entre os dias 4 e 7 de Maio na ilha de Santa Maria (Açores).

Recorde-se que esta é já a terceira participação da ESAP numa final nacional desta competição, que, nos dois últimos anos, decorreu no aeródromo da Praia de Santa Cruz (Torres Vedras), obtendo uma menção honrosa, em 2015, e o segundo lugar da competição, em 2016.

A equipa Icarus, formada pelos alunos do ensino secundário, Alexandre Afonso, André Breda, Beatriz Vitória, Bernardo Rodrigues, Filipe Almeida, Inês Lopes, é coordenada pelo professor João Cera, contando com a colaboração especial das investigadoras da Universidade de Aveiro (UA), Sandra Viera e Tânia Caetano, graças a uma parceria celebrada entre a ESAP e aquela instituição de ensino superior.

«Os resultados alcançados por esta equipa do Clube de Robótica da Escola Adolfo Portela devem-se, essencialmente, ao entusiasmo e dinamismo, quer do professor coordenador, quer dos alunos, cujo envolvimento no projeto CanSat tem sido inexcedível», referiu Henrique Coelho, diretor da ESAP.

O CanSat Portugal desafia alunos do ensino secundário de todo o país a projetar e construir um modelo funcional de um micro-satélite (CanSat) cujos sistemas base (antena, bateria e sensores) terão de estar integrados num volume equivalente ao de uma lata de refrigerante.

O CanSat Portugal é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e a Agência Espacial Europeia. Mais informação aqui.