Três novos cursos dos projetos «Secundário Superior» e «Mais Ciência» tiveram início neste segundo período, resultado da parceria entre o Instituto de Educação e Cidadania da Mamarrosa e a Escola Secundária Adolfo Portela.

Assim, na sexta, seis de janeiro, iniciou-se o curso «Evolução Humana», que tem como objetivo principal contribuir para o nosso conhecimento acerca de como ocorre a evolução e como nos tornamos humanos. Este curso decorrerá ao longo de dez sessões até três de março, sendo frequentado por treze alunos e um professor.

Por outro lado, o curso «Práticas Laboratoriais de Biologia» começou no dia treze de janeiro e visa proporcionar a alunos de Biologia do Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos) a oportunidade de realizarem trabalho experimental que complemente e aprofunde as aprendizagens obtidas nas aulas. É objetivo deste curso desenvolver e consolidar competências de planeamento, execução e interpretação de resultados da atividade experimental. Decorrerá ao longo de seis sessões de duas horas cada, até ao dia dezassete de fevereiro, e será frequentado por doze alunos.

Por fim, no âmbito do projeto «Mais Ciência», direcionado para os alunos do terceiro ciclo do Ensino Básico, teve início, no dia treze de janeiro, o curso «Técnicas e Métodos Laboratoriais», no qual os alunos terão oportunidade de aprender a manusear materiais e equipamentos de laboratório através da execução de diversas técnicas e métodos amplamente utilizados nos laboratórios científicos. Aprenderão a fazer cálculos, registar observações, construir gráficos e tabelas e a apresentar os resultados em forma de relatório. Será frequentado por onze alunos, em dez sessões, de três horas cada.