No dia 23 de maio, quatro alunos da Unidade de Autismo e seis alunos com Adaptações Curriculares Significativas da Escola Secundária Adolfo Portela foram navegar à vela na Ria de Aveiro com a Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro.
A atividade “Navegar na diversidade” teve caráter inclusivo e visou “promover a melhoria da qualidade de vida e integração das pessoas com deficiência ou incapacidade permanente através de atividades náuticas de vela adaptada” (…) “tanto na vertente competitiva como na de recreio e lazer.” (Sporting Clube de Aveiro – Academia de Vela)
Os alunos participantes, bem como os acompanhantes, tiveram a oportunidade de experimentar a modalidade, individualmente ou em pares, e de desfrutar do encanto da Ria de Aveiro numa perspetiva singular.
Mobilizando algumas técnicas básicas da Vela, graciosamente transmitidas por alguns voluntários da Academia, os “velejadores” exploraram o meio aquático circundante com avidez e diversão.
Além dos benefícios terapêuticos e psicomotores associados ao respetivo desporto, a experiência promoveu igualmente o desenvolvimento de competências sociais e de autonomia dos alunos.
Esta atividade foi dinamizada pelas professoras Susana Oliveira e Sylvie Marques e teve a colaboração dos professores Fátima Silva, Ana Rés e Carlos Pereira, e da assistente operacional Alcinda Pereira.