Tens entre 12 e 19 anos, gostas de teatro ou tens curiosidade em experimentar o palco pela primeira vez, não percas a oportunidade de te inscrever no projeto PANOS – Palcos Novos, Palavras Novas! Este é um convite para te envolveres numa das mais enriquecedoras iniciativas de teatro juvenil em Portugal, promovida pelo Teatro Nacional D. Maria II, numa parceria do Centro de Artes de Águeda com a ESAP.
O que é o PANOS?
Criado em 2006, o PANOS é um projeto que traz o teatro para jovens de todo o país, envolvendo escolas, associações, grupos municipais e teatros locais. Ao longo de quase um ano, vais ter a oportunidade de participar num processo único: ler, fazer e apresentar teatro. Este projeto não é apenas uma forma de subir ao palco, é uma experiência marcante que te ajudará a crescer como pessoa e cidadão, desenvolvendo a tua criatividade, trabalho em equipa e expressão artística.
Como funciona?
A participação das alunas Maria Flor Rés e Ana Miguel, como deputadas, e de Maria Carolina Martins, como jornalista, na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, em representação do Distrito de Aveiro, nos dias 6 e 7 de maio, deu origem a uma reportagem, precisamente da autoria de Maria Carolina Lucas Mateus, que pode ser consultada AQUI.
Portal das Matrículas
Todas as matrículas devem ser efetuadas através do Portal das matrículas no endereço https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/
Ação Social Escolar
Todos os interessados em solicitar Auxílios Económicos, no âmbito da Ação Social Escolar, devem preencher o formulário seguinte, anexar os documentos pedidos no mesmo e enviar por email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até dia 31 de julho.
Formulário para pedido de Ação Social Escolar
Deve descarregar, preencher e guardar o ficheiro utilizando um leitor de ficheiros pdf (exemplo: Adobe Reader)
A edição de 2024 da Olimpíada Europeia das Ciências Experimentais (EOES) decorreu no Luxemburgo, de 7 a 14 de abril, tendo Portugal alcançado a sua melhor classificação de sempre.
O aluno Rodrigo Marques, do 12ºD da Escola Secundária Adolfo Portela, Gabriela Silva e Tomás Faria, ambos do Colégio Moderno (Lisboa), integraram a equipa A e conquistaram três medalhas de ouro.
Os alunos Afonso Benevides, da Escola Domingos Rebelo (Açores), Matilde Augusto, da Escola Alves Martins (Viseu) e Pedro Silva, da Escola Emídio Navarro (Viseu) integraram a equipa B e arrecadaram três medalhas de prata.
A biblioteca escolar da ESAP foi selecionada pela Rede de Bibliotecas Escolares com o projeto ESTAR, no âmbito da candidatura “Ideias com Mérito”.
Refira-se que a Escola Adolfo Portela foi uma das seis escolas, a nível nacional, que viu o seu projeto aprovado e financiado em 10000 euros.
Com este projeto, pretende-se apresentar respostas novas e criativas, e dar uma resposta eficaz às necessidades dos seus utilizadores. Será implementado e desenvolvido ao longo dos anos letivos de 2024/2025 e 2025/26 e conta com a parceria e apoio financeiro da Rede de Bibliotecas Escolares, da Associação de Pais da ESAP e da Câmara Municipal de Águeda. Estás curioso? Abre os olhos, já vês algumas melhorias? Pois, é só o princípio…
Pelo nono ano consecutivo a Escola Secundária Adolfo Portela tem uma equipa apurada para a final nacional do concurso CanSat. A equipa Valkyria, constituída pelos alunos Diogo Sobral (10º A), Gonçalo Lin (12º I), Rodrigo Marques (12º D ) e Rodrigo Sobral (12º D ) já se vem preparando para esta competição desde o início do ano letivo no clube de Automação e Robótica sob coordenação do professor João Cera que também é o responsável por este clube. A competição terá lugar entre 1 e 5 de maio na ilha de Santa Maria nos Açores.
A Escola Secundária Adolfo Portela foi selecionada para participar no Piloto do Curso "AI for Good", uma iniciativa promovida pelo Programa Apps for Good.
Este piloto está atualmente em desenvolvimento em 10 escolas no Reino Unido e em 10 escolas em Portugal, sendo a ESAP uma das escolhidas para contribuir para esta experiência inovadora.
O Curso "AI for Good" tem como principal objetivo explorar a utilização da Inteligência Artificial na resolução de problemas, seguindo a metodologia de projeto. Pretende-se proporcionar aos alunos uma compreensão mais aprofundada sobre este tema atual, ensinando-lhes como podem aplicar a inteligência artificial para o bem comum, enquanto desenvolvem competências essenciais.
O propósito é que estas 10 escolas especiais em Portugal e UK possam trabalhar e aprimorar o curso antes do seu lançamento oficial no próximo ano.
Na semana de 16 a 20 de outubro, a Escola secundária de Gulbenes da Letónia, Gulbenes Novada Vidusskola, organizou a segunda mobilidade do projeto “Think global, learn being an entrepreneur in Europe!”, sob coordenação da Escola Secundária Adolfo Portela. Nesta mobilidade participaram no total 50 alunos e 18 professores, provenientes de vários países da Europa, a saber: Portugal, Letónia, Lituânia, Grécia, Croácia e Itália.
O tema desta mobilidade foi a igualdade de género, “Gender Equality Matters”, incluída no pacote de trabalho “ENTREPRENEURS IN THE PURSUIT OF EQUITY”.
Durante a semana, os alunos produziram vários modelos de negócios que visam promover a igualdade de género e continuaram a debater o tema da inclusão, este que foi iniciado na primeira mobilidade na ESAP.
Para a construção dos modelos de negócios, as atividades começaram com um workshop de introdução ao modelo Canvas ministrado pelo professor lituano Naglis Jonuška cuja a especialidade é economia e empreendedorismo.
No palácio neorrenascentista de Stameriena, os alunos discutiram os estereótipos nacionais e internacionais, relativos ao tema da igualdade de género. Em Gulbene, entrevistaram várias mulheres integradas no mercado de trabalho de Gulbenes e apresentaram as suas conclusões, em equipas internacionais, no Coffee-shop “Gardums”.
Ler mais: ESAP coordena projeto ERASMUS+ sobre Igualdade de Género
No passado dia 12 de outubro alguns alunos do 8º ano participaram numa sessão com o Faulkes Telescope North, dinamizada pelo Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação.
Esta sessão é o primeiro prémio Olimpíadas de Astronomia Júnior 2023, ganho no ano letivo anterior, por um dos alunos da nossa Escola, Daniel Filipe Arede Bastos, do sétimo ano, que participaram nestas Olimpíadas.
O Faulkes Telescope North é um telescópio robótico de observação astronómica localizado no Observatório Haleakalā, no Havaí e foi projetado para permitir que estudantes e pesquisadores de todo o mundo acessem e conduzam observações astronómicas remotamente.