No dia 11 de janeiro, no âmbito do Projeto Educar para o Direito, realizaram-se duas sessões de esclarecimento que visaram a sensibilização e consciencialização dos alunos do 8º ano para as consequências penais de ilícitos que os jovens praticam. Os ilícitos em causa vão desde a violência no namoro ao roubo e furto, ao tráfico de droga, passando pela ofensa à integridade física qualificada e à difamação, através do ‘ciberbullying’.
As sessões de esclarecimento estiveram a cargo da advogada, Dra. Paula Varandas, autora do projeto, que conta com a certificação do Fórum Justiça Independente.
A realização destas sessões contou com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Águeda e da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Adolfo Portela.
No dia 12 de janeiro, o departamento de humanidades promoveu a visualização de um filme com testemunhos de ex-combatentes que adquiriram deficiência na Guerra colonial portuguesa, com o objetivo de cruzar olhares entre o legado da Guerra colonial e a questão da inclusão social das pessoas com deficiência.
O debate foi dinamizado por Bruno Sena Martins, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), no âmbito do projeto “O CES vais à escola” e teve como público-alvo os alunos de Línguas e Humanidades (11º F e 12ºE).
«Diálogos com cientistas» é um curso (ciclo de 10 conferências) que aproxima alunos e professores de temas modernos da Ciência com impacto na sociedade. Os temas serão abordados em linguagem simples. A primeira parte de cada sessão enriquece o conhecimento da audiência e provoca a sua curiosidade e desejo de participar numa discussão alargada na segunda parte da sessão. Este ciclo de conferências resulta da parceria entre o Instituto de Educação e Cidadadnia (IEC) e a Escola Adolfo Portela (ESAP).
A conferência inaugural, subordinada ao tema “Gestão Empresarial”, foi proferida, a 12 de janeiro, pelo investigador André Faustino, da Gene Predit, empresa do Biocant, que trabalha na identificação de biomarcadores e novas aplicações para componentes farmacológicos utilizando ‘drosophila melanogaster’, e teve como público-alvo os alunos do 12ºB (Ciências e Tecnologias).
Viveu-se, no dia 3 de janeiro, na nossa biblioteca, mais um momento de grande solenidade e descontração com a oferta dos livros, por parte do senhor diretor, aos alunos, melhor dizendo, às alunas que passaram à 2ª fase do CIL (Concurso Intermunicipal de Leitura) que será levada a cabo no dia 3 de março, na Escola Secundária Marques de Castilho.
O concurso vai, já, na sua 5ª edição. A 3ª fase, organizada pela Rede de Bibliotecas do concelho de Águeda será realizada em maio. E pronto, bom ano, boas leituras e até lá.
No início do segundo período, os alunos Afonso, Afonso Miguel, Diana, Martim, Matilde, Ricardo e Tomás, do Jardim de Infância da Castanheira, acompanhados da professora Irene Meireles e da auxiliar Sónia, estiveram na Escola Secundária Adolfo Portela, para uma segunda sessão de trabalho com o professor João Cera. O objetivo é construir um jogo que permita trabalhar as emoções, a partir do Monstro das Cores, permitindo que as crianças estabeleçam relações entre as cores de cada monstro e uma determinada emoção, através de uma ligação elétrica que acenderá uma luz junto da respetiva emoção.
O trabalho, inserido no subprojeto “Cliques imaginados e partilhados da magia da natureza” está em construção, continuando na próxima sessão, que decorrerá no próximo mês.
Os alunos do 7ºF, sob orientação do professor Álvaro Folhas, utilizaram em tempo real um telescópio do Faulkes Telescope Project, situado no observatório de Siding Springs na Austrália, através do qual registaram algumas fotografias de enxames globulares, galáxias e nebulosas na noite do hemisfério sul.
Para além da experiência única, os alunos perceberam que os objetos astronómicos podem ser referenciados num sistema de coordenadas características (usadas na aula a partir do Stellarium) e perceberam ainda alguns conceitos astronómicos importantes como magnitude do objeto celeste. Sobre este tópico, o Professor Paul Roche da Universidade de Cardiff solicitou um texto de divulgação sobre utilização remota de telescópios em tempo real (RTI – Real Time Interface), que pode ser lido aqui.
Realizou-se, no dia 14 de dezembro, no pavilhão gimnodesportivo da Escola Adolfo Portela, a primeira concentração de Futsal, na categoria de juvenis femininos, com a participação das seguintes escolas: Escola Secundária de Adolfo Portela (ESAP), Escola Secundária de Anadia (ESA), Escola Secundária de Oliveira do Bairro (ESOB) e Escola Secundária Marques de Castilho (ESMC).
Nos jogos realizados, a ESAP obteve os seguintes resultados: ESAP x ESOB: 2-2 e ESAP x ESMAC: 11-2. Este evento contou, ainda, com a colaboração de cinco alunos, desempenhando tarefas de arbitragem, secretariado e cronometrista, sendo mais um momento de formação para os nossos alunos.
Pela entrega e dedicação, todos os alunos estão de parabéns.
Realizou-se, no dia 11 de dezembro, na EB de Vilarinho do Bairro, a primeira concentração de futsal no escalão de iniciados femininas, com a participação das Escolas Básicas da Gafanha de Encarnação (GE), Vilarinho do Bairro (VB) e Pampilhosa (P). A equipa da ESAP realizou dois jogos, com os seguintes resultados: ESAP x GE: 0-24 e ESAP x VB: 7-2.
Saliente-se que, no primeiro jogo com a GE, o resultado foi desequilibrado, visto que a equipa da ESAP era constituída na sua maioria por alunas do 7º ano (10 em 12), que participaram pela primeira vez num jogo de Futsal, enquanto a equipa da GE era constituída por alunas do 9º ano, as quais jogam futebol a nível federado. No segundo jogo, a equipa da ESAP competiu com atletas já do seu nível etário, sendo notório o equilíbrio no jogo. As alunas participantes demonstraram a aquisição de conteúdos transmitidos nos treinos, deixando boas indicações para o futuro próximo e a médio prazo.
Na sexta-feira, 15 de dezembro, Rui Soares, médico e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, esteve na Escola Adolfo Portela para proferir uma conferência subordinada ao tema “Vírus e doenças sexualmente transmissíveis” aos alunos de 12º ano de Ciências e Tecnologias e Técnicos Auxiliares de Saúde.