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Foram divulgados os resultados da 13ª edição da Campanha «Geração Depositrão», tendo a Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP) ficado em 9º lugar, a nível nacional, na lista das Escolas com mais recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) para reciclagem, com 6176 Kg de resíduos recolhidos, tendo obtido um prémio Decathlon, no valor de 308,8€.

Por outro lado, a ESAP ficou em segundo lugar na recolha de pilhas, num total de 1465 Kg, tendo recebido um prémio Decathlon no valor de 696€.

Refira-se, a este propósito, que para estes resultados muito contribuiu a parceria da Escola Adolfo Portela com a Câmara Municipal de Águeda, continuando a ESAP empenhada em apostar na responsabilidade social relativamente às pessoas e ao ambiente, designadamente na recolha de resíduos, pelo que os resultados alcançados nesta 13ª edição da «Geração Depositrão» nos deixam muitos satisfeitos e motivados para continuar este trabalho.

Depois de um ano de interregno, a ESAP voltou a unir-se à FENACERCI na dinamização desta iniciativa, que conta já com 33 anos de existência.

Os objetivos principais desta campanha são: a informação e sensibilização da opinião pública sobre a problemática da pessoa com deficiência intelectual e/ou multideficiência, procurando salvaguardar o direito à igualdade de oportunidades e o exercício da cidadania plena desta população; a defesa da integração das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência, respeitando a sua diferença e tendo em conta a rentabilização do seu potencial; e a angariação de fundos em favor das CERCI’s e outras organizações congéneres.

Mais uma vez obrigada a todos os que contribuíram através da compra do pirilampo mágico ou do pin, bem como aos alunos da Unidade para o Ensino Estruturado de Alunos com Espetro do Autismo que, mais uma vez, deram a cara por esta causa.

A Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP) foi a única escola portuguesa convidada a participar na Cerimónia de Concessão de Honras de Panteão Nacional a Aristides de Sousa Mendes realizada no passado dia 19 de outubro. É uma distinção que muito honra a nossa escola, justamente no ano em que celebra o seu 40º aniversário.

O professor Paulo Abrantes esteve na cerimónia em representação da ESAP, onde conversou com o Dr. António Moncada de Sousa Mendes (à direita, na foto), neto do "Cônsul Desobediente", que foi o responsável pelo convite que a Assembleia da República fez à nossa escola. É a esse órgão de soberania que compete aprovar os nomes que fazem parte do Panteão Nacional e também convidar quem participa nas cerimónias. Os familiares dos homenageados podem indicar ao Parlamento alguns dos convidados e a ESAP foi a escola indicada por aquele familiar.

Cinco alunos da ESAP participaram, no passado dia 14 de outubro, no V Open Day de Desportos Náuticos, dinamizado pelo grupo de Educação Física do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul.

Realizado no rio junto à Praça 1º de Maio, o evento contou com experiência de navegação em canoagem, em stand up paddle e em embarcação à vela “optimist”, bem como com atividades com cordas: paralelas e rappel.

Além das atividades náuticas, esta atividade proporcionou aos nossos alunos o convívio com alunos de outras escolas. Todos se divertiram e revelaram um comportamento exemplar, participando com entusiasmo e correção nas diferentes atividades.

A Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP) rubricou um protocolo de cooperação com o Clube de Ténis de Águeda (CTA) com o objetivo de desenvolver a prática da modalidade do ténis, a que se junta, agora, a modalidade do padel.

Com este protocolo, o Clube dará apoio à formação de professores de educação física da Escola Adolfo Portela em ambas as modalidades, organizará atividades e disponibilizará os seus campos de jogos para a prática desportiva. A ESAP fará a divulgação das atividades organizadas pela Escola e pelo Clube.

Refira-se que entre as duas entidades já havia sido celebrado um protocolo de cooperação, em novembro de 2013, contudo a sua renovação, em setembro de 2021, justifica-se pela inclusão do padel na cooperação entre as duas instituições.

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