Antecipando o Dia da Europa, que se comemora a 9 de maio, a Escola Adolfo Portela viveu, de 2 a 6 de maio, a Semana da Europa, com a participação de cinco conferencistas que ajudaram os alunos dos 10º, 11º e 12º anos, de Ciências Socioeconómicas e de Línguas e Humanidades a refletir «A Europa depois da invasão da Ucrânia».

A sessão de abertura contou com a presença de Marlene Gaio, ex-aluna da ESAP e vereadora da Educação da Câmara Municipal de Águeda. A conferência inaugural, subordinada ao título «As guerras do século XXI», esteve a cargo de Ana Miguel Santos, também ex-aluna da ESAP e ex-deputada na Assembleia da República, que abordou questões relacionadas com os riscos cibernéticos, os movimentos migratórios e alguns dos perigos que lhes estão associados, tendo apelado à participação cívica dos alunos, na sociedade em que se inserem. Na tarde do dia 2 de maio, Carla Tavares, ex-aluna da ESAP, deputada de 2015 a 2019, e atual presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), apresentou uma conferência com o título «O Pilar Europeu dos direitos sociais», onde abordou a questão da igualdade de género, entre outros valores que assentam na solidariedade entre os Estados e como a guerra da Ucrânia atenta contra esses valores.

No dia 3 de maio, José Eduardo Martins, comentador político no «Sem moderação» da SIC, apresentou «A posição de Portugal face à guerra da Ucrânia», que está intimamente ligada ao facto de Portugal ser um membro fundador da NATO e integrar a União Europeia, estando a sua posição alinhada com a destas organizações.

No dia 6 de maio, Jorge Tavares Silva, docente do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e Territoriais da Universidade de Aveiro, apresentou uma comunicação sob o título «A União Europeia como ator Global», clarificando as posições da Rússia, da Europa/EUA, sem esquecer o papel da China, na questão da Guerra da Ucrânia. A encerrar este ciclo de conferências, esteve Lídia Oliveira Pereira, eurodeputada eleita pelo PSD, que refletiu com os alunos questões como o valor da informação para a Democracia, o impacto da desinformação na Democracia e a utilização de dados digitais para fins políticos. Na sua alocução, Lídia Pereira alertou os alunos da ESAP para o perigo das «fake news» e para o facto de as redes sociais, além das múltiplas vantagens, nos exporem a perigos que podem pôr em causa a saúde mental dos jovens, quando levadas ao extremo na sua (má) utilização.

De referir que antes de cada conferência houve espaço para ótimos momentos musicais, onde intervieram vários alunos e professores da Escola Adolfo Portela. Para além disso, os alunos do 9º ano elaboraram cartazes alusivos à Semana da Europa, nas aulas de EV, que estão patentes no Bloco B da ESAP.