No passado dia 6 de abril, as 5 turmas do 7º ano da ESAP participaram numa visita de estudo a Conimbriga e a Coimbra. Na primeira localidade, atual Condeixa-a-Velha, visitaram o Museu Monográfico e a estação arqueológica de Conímbriga, cidade romana de grande importância e ponto de passagem na via romana que ligava as cidades de Olissipo (Lisboa) a Bracara Augusta (Braga). Na cidade de Coimbra, visitaram o Exploratório Ciência Viva e assistiram ao espetáculo “Ora Bolas! Ciência em palco”.

Os 106 alunos e os seis professores que os acompanharam foram distribuídos em dois autocarros. Durante a manhã as turmas A, B e C foram até Conimbriga viajar até ao séc. I e II da nossa e aí puderam aprender sobre o legado da Civilização Romana no nosso território, matéria que se aborda na disciplina de História. Ao mesmo tempo, as turmas D e E foram até ao Exploratório Ciência Viva em Coimbra, onde recordaram de forma divertida as matérias das aulas de Ciências Naturais e Físico-Química. À tarde, os dois grupos trocaram de destino. Nos dois locais da visita e durante o percurso da viagem, os alunos ficaram a conhecer melhor os conceitos lecionados em Geografia.

O reencontro dos dois grupos deu-se na chegada à ESAP. O balanço da atividade é bastante positivo, a julgar pelo testemunho de alunos e professores. Depois de tanto tempo sem participarem em saídas da escola por causa da pandemia, esta visita de estudo foi a primeira oportunidade para estes alunos poderem aprender fora da sala de aula, socializar com outros colegas e professores e conhecer novas realidades partilhando novas experiências.