No dia 8 de Fevereiro, assinalámos, na Escola Adolfo Portela, o nosso envolvimento no Programa EcoEscolas, com o hastear da Bandeira Verde que nos foi atribuída por termos conseguido concretizar todos os objetivos exigidos e a que nos propusemos, em 2020-2021, com a ajuda de todos os intervenientes da comunidade educativa. Seguidamente, fizemos a sensibilização, junto dos alunos, para o bom uso do compostor (transforma matéria orgânica em fertilizante natural) colocado na nossa escola e que nos foi cedido pela Câmara Municipal de Águeda, que será de grande utilidade para usarmos na nossa mini-horta biológica a ser cultivada no futuro jardim/espaço zen. Congratulamo-nos, também, por termos recebido o prémio da campanha «#MyActionMatter» integrada no projeto “Global Action Days”, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Para dar continuidade a este programa na escola, no sentido de continuarmos a ser certificados com o título de «Escola EcoEscolas», este ano letivo propomo-nos desenvolver os seguintes projetos: «Alimentação saudável e sustentável»; «Onde está o ecolápis»; «Horta biológica»; «Geração depositrão» e «Roupas usadas», bem como continuar com as brigadas da energia, construção do Ecoposter e realizar os Conselhos EcoEscolas. Fazemos desde já o apelo à participação de todos, nestes projetos, nomeadamente os que se encontram já em vigor como é o caso do projeto «Geração depositrão», cujo contentor verde se encontra junto ao portão lateral da escola e onde podem ser depositados todos os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A) a fim de serem encaminhados para reciclagem por empresa competente. A nossa escola também tem sido premiada por esta iniciativa.

EcoEscolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Visa, ainda, criar hábitos de participação e de cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade.

Agradecemos a colaboração de todos e juntos contribuímos para uma escola mais ecológica e mais sustentável.

Os coordenadores EcoEscolas
Prof. Maria João Dias