No dia 10 de novembro de 2021, ocorreu a 1ª eliminatória das XL Olimpíadas Portuguesas de Matemática promovida pela Sociedade Portuguesa de Matemática, tendo a ESAP participado nesta competição com os alunos do ensino secundário do décimo ano, das turmas B e C, e do décimo primeiro ano das turmas B, C e D, num total de 26 alunos.

A competição teve a duração de duas horas e consistiu na resolução de problemas apelando à capacidade de raciocínio, ao engenho e à imaginação dos estudantes sem uso de máquina de calcular e sem consulta.

Pretende-se, com este tipo de atividade, essencialmente criar, incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática, o treino na resolução de problemas, o conhecimento matemático e detetar vocações precoces nesta área do saber. Todos os participantes estão de parabéns!