Neste ano, Águeda está de parabéns, pois uma das suas escolas celebra o seu quadragésimo aniversário! Sim, a ESAP faz 40 anos. 40 anos de histórias, de aulas, de atividade, de alunos, de animação, de aprendizagem, de iniciativas, de protocolos e de medidas.

Atualmente, a ESAP tem dado que falar. Tornou-se uma Eco Escola, uma Escola Saudável, uma Escola Amiga da Criança e, até, uma Escola Associada à UNESCO . Como é uma escola ativa, foi convidada a estar na Cerimónia com Honras de Estado da chegada do cônsul Aristides de Sousa Mendes ao Panteão Nacional.

Desta escola, saíram milhares de novos trabalhadores, sonhadores, talentos. Há cerca de 40 anos era o começo de um sucesso que faz com que, em 2021, continuem a criar, a inovar e a ensinar novos jovens para o futuro do mercado de trabalho e da certificação laboral, para além dos currículos, experiências passadas e da formação da responsabilidade e do civismo de cada um.

Parabéns à cidade de Águeda! Parabéns aos fundadores! Parabéns à Comunidade Educativa que rodeia este Estabelecimento de Ensino do 3º Ciclo (Básico) e do Secundário Regular e/ou Profissional!

Acima de tudo, feliz aniversário e que venham muitos anos desta escola ativa na nossa cidade e no nosso país.

por Alexandre Ferreira, 8ºC, Nº1