A Escola Adolfo Portela, com o nome de Secundária nº 1 de Águeda, ‘nasceu’ a 11 de Novembro de 1981, com o objetivo de “fortalecer o ensino escolar e dar melhores condições a uma população estudantil que está a necessitar de mais um estabelecimento escolar”.

Do programa de comemorações consta a colocação de uma tarja comemorativa no edifício polivalente, com o logótipo da instituição e a inscrição «ESAP 40 anos, 1981-2021»; a formação de um logótipo humano «ESAP 40 anos», envolvendo 92 alunos, utilizando guarda-chuvas, sendo que este logótipo comemorativo vai ser filmado, com a colaboração da Águeda TV; um momento musical para toda a comunidade educativa, protagonizado por um grupo de alunos e professores; ao longo do dia, passarão, no polivalente, músicas que foram sucesso, em 1981, ano da abertura da Escola; e à noite decorrerá um jantar-sarau, com momentos musicais, entre outras surpresas.

No âmbito das comemorações está, ainda, previsto um ciclo de entrevistas com diversas personalidades ligadas à Escola, subordinadas ao tema «ESAP – uma questão de ADN!», que serão disponibilizadas no dia 11 de cada mês até ao final do ano letivo. No dia de aniversário, 11 de novembro, será divulgada, nas redes sociais da Escola, a entrevista com Henrique Coelho, Diretor da ESAP há 25 anos.

No ano em que completa o 40º aniversário, a ESAP conta com 987 alunos, do sétimo ao décimo segundo ano, 39 assistentes técnicos e operacionais, 1 psicólogo, 1 assistente social e 102 docentes.

A ESAP faz 40 anos, mas de parabéns estão todos os que direta ou indiretamente estiveram ou estão ligados a esta instituição de ensino de Águeda.