Apesar de todos os constrangimentos causados pela pandemia da covid-19, os alunos do Clube de Automação e Robótica da Escola Secundária Adolfo Portela viram a sua equipa, “Pegasus”, apurada para mais uma final nacional do concurso CanSat. O esforço e a dedicação que estes alunos têm dedicado ao projeto foi premiado com o apuramento para a final nacional que terá lugar em Ponte de Sor numa data, ainda incerta, que dependerá da evolução da situação atual da pandemia.

Para este concurso, os alunos desenvolveram um modelo funcional de um microssatélite, do tamanho de uma lata de refrigerante, cuja função seria levar um conjunto de sementes para outros planetas com o objetivo de os terraformar. As construções dos sistemas de comunicação com o microssatélite tiveram o apoio do Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro, graças à parceria com esta instituição.

Segundo o professor João Cera, coordenador do projeto, “a participação dos alunos neste concurso é uma experiência que proporciona aos alunos um conjunto de vivências e contactos com a ciência incomparáveis.”

O Cansat Portugal é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado pela ciência viva e pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Foto:
Em cima da esquerda para a direita – Rodrigo Sá, Gonçalo Oliveira, Guilherme Oliveira
Em baixo da esquerda para a direita – Samuel Santos, Francisco Ana, Lucas Soares

Veja esta notícia na imprensa: Soberania do Povo | Região de Águeda