No dia 21 de fevereiro de 2020, esteve na Escola Adolfo Portela uma Equipa EOD de Inativação de Engenhos Explosivos da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Coimbra. O objetivo da iniciativa prendeu-se com a necessidade de sensibilizar os alunos da ESAP para os riscos associados ao manuseamento de engenhos pirotécnicos, nomeadamente nesta fase dos festejos de Carnaval.

Para além da demonstração das consequências que o uso de alguns engenhos explosivos pode ter para a integridade física dos utilizadores, os alunos da Escola Adolfo Portela tiveram, ainda, a oportunidade de assistir à apresentação do trabalho da equipa cinotécnica na deteção de engenhos explosivos.