No âmbito da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, no sentido de trabalhar os domínios “Instituições e Participação Democrática” e os “Media” os alunos do 8.º ano realizaram uma sondagem eleitoral em que se pretendeu aferir as intenções de voto dos seus familiares e amigos maiores de 18 anos, para as eleições legislativas do dia 6 de outubro.

Em linha com pressupostos da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, esta atividade promoveu a participação ativa dos alunos, o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, bem como o trabalho em parceria com as famílias e as comunidades.

Estando longe de uma sondagem cientificamente válida, interessou mais o processo, a recolha e tratamento dos inquéritos do que o rigor ou acerto final. Ainda assim, como nesta altura se publicam sondagens quase diárias e com resultados, por vezes, díspares, nesta página anunciamos os nossos resultados que, considerando o tamanho (663 inquéritos válidos) e dispersão geográfica da amostra devem ser mais colados aos resultados pelo círculo eleitoral de Aveiro do que aos resultados a nível nacional. Aliás, divulgamos aqui também, o número de mandatos conseguido pelos partidos mais votados, neste círculo eleitoral de Aveiro, de acordo com as previsões da sondagem.

De acordo com a sondagem efetuada, o partido mais votado seria o PS com 37% dos votos elegendo 6 deputados; seguindo-se o PSD com 36% dos votos elegendo também 6 deputados, o BE conseguiria 2 deputados, enquanto a CDU e o CDS apenas elegeriam um deputado cada. A abstenção rondaria os 12% e votos brancos e nulos 4%.

Os docentes de cidadania de 8.º ano: João Ladeira e Palmira Oliveira