O Centro de Artes de Águeda foi o palco da V Gala do Desporto Escolar da ESAP, uma organização da responsabilidade do grupo de Educação Física, cujo objetivo foi reconhecer e homenagear a participação de todos os alunos envolvidos nas várias atividades do desporto escolar.

Este momento representa, para todos os participantes no Desporto Escolar, o culminar de todo um ano letivo repleto de competições, num ambiente de festa, e coloca em evidência a valorização que a ESAP dá às atividades extraletivas, como complemento do processo formal de todo o processo ensino e aprendizagem. Assim sendo, o acesso à prática desportiva regular de qualidade, oferecido pela escola, contribui para a promoção do sucesso escolar, dos estilos de vida saudáveis, permitindo o enriquecimento de competências sociais e valores morais, associados a uma cidadania ativa.

Intercalado por momentos de espetáculo, foram subindo e desfilando pelo palco todos os alunos participantes - atletas, árbitros e dirigentes - das seis modalidades em competição, Andebol, Atletismo, Boccia, Futsal, Natação e Natação adaptada, e Ténis, e prestado um agradecimento, pela forma empenhada, como todos, sem exceção, representaram a ESAP nos quadros competitivos locais, regionais e nacionais.

O evento visa, ainda, a atribuição de prémios de mérito desportivo a todos os alunos que se classifiquem num dos três primeiros lugares, dos Campeonatos Nacionais de Desporto Escolar, na respetiva modalidade. Foram este ano distinguidas as alunas da equipa de Andebol que conquistaram o 3º lugar e o aluno, Diogo Damião, pela conquista do 2º lugar na prova de 100 metros mariposa.