A Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP) abriu as portas, no dia 3 de abril, para a realização de um dia diferente do habitual, o Dia Aberto, que culminou com um Sarau Cultural, no Centro de Artes de Águeda, em duas sessões, às 17 e às 20 horas, que esgotaram por completo aquela sala de espetáculos.

Na parte da manhã, os alunos da Escola Adolfo Portela, nomeadamente os do 9º ano, juntamente com cinco turmas do Agrupamento de Escolas de Águeda e duas turmas de 9º ano do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga percorreram o «Trilho das Ciências», constituído por diversos pontos, em que os alunos puderam conhecer o que de melhor se faz na ESAP nas áreas da Biologia e Geologia, Física e Química, Eletrónica e Robótica, Informática e Multimédia, Matemática, entre outras. Visando, particularmente, os alunos de 7º ano, realizou-se, também, o «AstroMat», projeto com uma sessão de Astronomia, orientada pelo astrónomo José Augusto Matos, seguido do ‘workshop’ de Matemática «Tcharam, matemática vista de outra perspetiva», dinamizado por professores da Escola Superior de Viseu. Ainda a propósito de Astronomia, destaque para o projeto «Reserva Dark Sky Alqueva», cujos responsáveis apresentaram uma palestra para alunos do Secundário. Refira-se, ainda, a realização de diversas atividades desportivas, envolvendo várias modalidades e muitos alunos, nomeadamente o Ténis, com a colaboração de Fernando Vilela do Clube de Ténis de Águeda. Pensando nos alunos do 8º ano, realizou-se a «Goma de provérbios», uma atividade lúdica em torno do nosso património tradicional oral.

Ao longo da manhã, realizaram-se, ainda, um «Mercadinho Solidário»; a «Brigada dos Abraços»; o «Laço Azul»; a Feira de Minerais; Músicas com poemas de Autores Portugueses, interpretadas por alunos, na Biblioteca; a Exposição de memórias «No nosso Tempo…»; a «Moral em Ação»; Exposição de imagens, a propósito dos 45 anos do 25 de Abril; entre muitas outras atividades.

Ao fim da tarde, o Dia Aberto da ESAP teve no Sarau um dos seus momentos altos. Atendendo ao interesse suscitado, optou-se por realizar duas sessões que esgotaram o Centro de Artes de Águeda, envolvendo e mobilizando pais, encarregados de educação, alunos, funcionários docentes e não docentes. Este momento cultural contou com a participação de alunos dos vários anos de escolaridade, de professores e funcionários da Escola em momentos musicais, de encenação, coreografia, dança, recitação e de desfile, numa diversidade e ritmo, que foram do agrado do público presente.

Entre as muitas personalidades presentes, o evento contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia Águeda-Borralha, Jorge Castanheira, e da Vereadora da Educação da Câmara de Águeda, Elsa Corga.