No dia 11 de março de 2019, realizou-se a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário, no Museu Marítimo de Ílhavo. A nossa escola foi representada pelos deputados eleitos na Sessão Escolar: 1º deputado efetivo- Rodrigo Oliveira de Sá (10º A), 2ª deputada efetiva- Iolanda Castanheira (10º E) e deputada suplente- Susana Fontes (10º F).

Na sessão estiveram presentes 32 escolas (64 deputados efetivos e 32 suplentes) e a mesa da sessão de abertura contou com a presença do Deputado da Assembleia da República, Fernando Rocha Andrade, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Fidalgo Caçoilo, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares do Centro, Conceição Santos, da Diretora Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, Catarina Durão e do Jovem Presidente da Sessão, António Pato, da Escola Secundária de Oliveira do Bairro.

O Círculo Eleitoral de Aveiro será representado na Sessão Nacional, que decorrerá na Assembleia da República nos dias 20 e 21 de maio, por deputados da Escola Secundária de Estarreja, da Escola Secundária Coelho e Castro de Fiães, da Escola Secundária de Santa Maria da Feira e do Colégio de Albergaria-a-Velha, tendo ficado como suplentes os deputados da Escola Secundária José Estevão e da Escola Secundária Marques Castilho.

O tema proposto pelo Círculo de Aveiro à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência para debate no próximo ano letivo foi: “O Sistema Educativo Português”.

Desta vez ficamo-nos por aqui, não tendo sido eleitos para a Sessão Nacional, mas valeu a experiência, a participação e o convívio e a satisfação de que os nossos alunos demonstraram espírito cívico e capacidade de intervenção e de comunicação. Aos eleitos para representar a nossa escola os nossos parabéns, assim como à jovem Maria Inês Ferreira, do 10º E, que também nos representou como candidata à Presidência da Mesa da Sessão Distrital, no passado dia 20 de fevereiro.