No dia 12 de dezembro, teve lugar, no polivalente da Escola Adolfo Portela, o concurso «Mesas de Natal», uma iniciativa da área disciplinar de Educação Visual, para a comemoração da quadra natalícia.

Este concurso pretendeu organizar e desenvolver atividades cooperativas de aprendizagem, orientadas para a integração e troca de saberes, a tomada de consciência de si, dos outros e do meio e a realização de projetos intra ou extraescolares. Para além disso, pretendeu-se criar na escola espaços e tempos para que os alunos intervenham, livre e responsavelmente.

No concurso das Mesas de Natal, cada turma do 8º ano foi responsável pela organização de uma mesa, considerando a decoração alusiva à quadra, os pratos tradicionais (doces e salgados) e a ficha técnica, isto é, os pratos apresentados foram acompanhados de uma ficha onde constaram informações, como quem confecionou, região ou país de origem, ingredientes e a história familiar e/ou regional associada à confeção do prato.