A Escola Secundária Adolfo Portela continua a oferecer, no presente ano letivo, a disciplina de Mandarim, como complemento curricular, diversificando a sua oferta educativa, numa parceria com a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Adolfo Portela (APEDESAP).

As aulas começaram no início de novembro e estão a ser asseguradas pela docente Han Ying, nascida na cidade chinesa de Tian Jin, nos arredores de Pequim.

Estão, neste momento, a funcionar duas turmas: uma de continuação, constituída por alunos que iniciaram os seus estudos na língua chinesa no ano letivo transato, com cerca de quinze alunos; outra, de iniciação, essencialmente para alunos do ensino básico, com cerca de vinte alunos. São cerca de trinta e cinco alunos que se iniciam ou dão continuidade a esta aventura na aprendizagem de uma nova língua que será, com certeza, uma mais-valia para o futuro destes alunos.

Este projeto teve o seu início no ano letivo passado, num encontro com pais alunos e encarregados de educação e que contou com a presença de Carlos Morais, diretor do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro, entidade promotora do Curso de Mandarim.

Esta oferta complementar insere-se numa estratégia da Escola Adolfo Portela em proporcionar aos seus alunos outras oportunidades de formação e de enriquecimento curricular que vão para além do currículo geral, dotando os alunos de conhecimentos que sejam determinantes para as suas escolhas futuras, em termos de prosseguimentos de estudos e em termos profissionais.

Para além disso, refira-se que a Escola Adolfo Portela continua a sua aposta também no ensino das línguas estrangeiras, onde, para além do Inglês e do Francês, os alunos podem estudar ainda Alemão, Espanhol e Mandarim.