A Escola Secundária Adolfo Portela foi galardoada, pelo décimo ano consecutivo, com a bandeira verde do Concurso Eco-Escolas 2018, pelas suas boas práticas ambientais, no 04 de outubro, numa cerimónia a nível nacional que decorreu em Pombal.

A ESAP continuou a associar-se a esta iniciativa dinamizando um conjunto de atividades que envolveram a comunidade escolar, com destaque para aqueles que mais de perto participam nas atividades promovidas pelo projeto Eco-Escolas.

O Eco-Escolas é um programa internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental. Fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.