Concretizando a missão da escola, a ESAP fechou o ano letivo com a participação de 45 alunos e 5 professores numa visita à capital da República Checa - Praga, de 29 de junho a 2 de julho de 2018.

Como vem sendo hábito da escola proporcionar visitas ao estrangeiro, também este ano se quis dar a conhecer outros países e culturas do espaço europeu, possibilitando, desta forma, a integração de saberes e a formação de cidadãos mais conscientes, mais justos, mais livres e democráticos. Em Praga, classificada pela Unesco património cultural mundial, foi possível falarmos sobre a formação da cidade, sobre o domínio e queda do regime comunista na Europa central, sobre a Primavera de Praga e sobre a Revolução de Veludo de 1989.

Conhecida como “A Cidade das cem Cúpulas e das Pontes”, foi possível o contacto com um riquíssimo património histórico, cultural e arquitetónico: Convento de Strahov, Castelo de Praga, Catedral de S. Vito, na rua do Ouro, a casa de Franz Kafka, o Palácio Presidencial, a Ponte Carlos, o Relógio Astronómico, a Catedral de Tyn, a Igreja do Menino Jesus de Praga, um antigo cemitério judeu, a Sinagoga Velha Nova, entre outros. Aprendemos sobre a importância do rio Vtlava para a cidade, aquando da realização de um cruzeiro.

Foram quatro dias intensos, mas memoráveis.