A equipa do Clube de Automação e Robótica da Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP) foi selecionada para a final nacional do concurso CanSat Portugal 2018, que se realizará entre os dias 26 e 29 de abril na ilha de Santa Maria (Açores).

Recorde-se que esta é já a quarta participação da ESAP numa final nacional desta competição, tendo obtido uma menção honrosa, em 2015, o segundo lugar da competição, em 2016, e outra menção honrosa, em 2017.

A equipa da Escola Adolfo Portela, formada pelos alunos do ensino secundário, Carolina Figueiredo, Raul Simões, Cristiano Nogueira, Pedro Moreira, Diogo Santiago e Pedro Saraiva, é coordenada pelo professor João Cera, contando com a colaboração especial do Departamento de Física e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro (UA), graças a uma parceria celebrada entre a ESAP e aquela instituição de ensino superior.

«Os resultados alcançados por esta equipa do Clube de Robótica da Escola Adolfo Portela devem-se, essencialmente, ao entusiasmo e dedicação, quer do professor coordenador, quer dos alunos, cujo envolvimento no projeto CanSat tem sido inexcedível», referiu Henrique Coelho, diretor da ESAP.

A equipa terá de desenvolver um pequeno satélite que será lançado a cerca de mil metros de altura de forma a medir e transmitir para terra um conjunto de parâmetros atmosféricos que irão permitir determinar a altura a que se irão formar as nuvens, caso haja condições para a sua formação. Além destes parâmetros, o satélite enviará também as suas coordenadas de GPS de forma a permitir a sua recuperação após a queda e visualizar todo o seu trajeto.

O CanSat Portugal é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e a Agência Espacial Europeia. Mais informação aqui.