«Diálogos com cientistas» é um curso (ciclo de 10 conferências) que aproxima alunos e professores de temas modernos da Ciência com impacto na sociedade. Os temas serão abordados em linguagem simples. A primeira parte de cada sessão enriquece o conhecimento da audiência e provoca a sua curiosidade e desejo de participar numa discussão alargada na segunda parte da sessão. Este ciclo de conferências resulta da parceria entre o Instituto de Educação e Cidadadnia (IEC) e a Escola Adolfo Portela (ESAP).

A conferência inaugural, subordinada ao tema “Gestão Empresarial”, foi proferida, a 12 de janeiro, pelo investigador André Faustino, da Gene Predit, empresa do Biocant, que trabalha na identificação de biomarcadores e novas aplicações para componentes farmacológicos utilizando ‘drosophila melanogaster’, e teve como público-alvo os alunos do 12ºB (Ciências e Tecnologias).