Os alunos do 7ºF, sob orientação do professor Álvaro Folhas, utilizaram em tempo real um telescópio do Faulkes Telescope Project, situado no observatório de Siding Springs na Austrália, através do qual registaram algumas fotografias de enxames globulares, galáxias e nebulosas na noite do hemisfério sul.

Para além da experiência única, os alunos perceberam que os objetos astronómicos podem ser referenciados num sistema de coordenadas características (usadas na aula a partir do Stellarium) e perceberam ainda alguns conceitos astronómicos importantes como magnitude do objeto celeste. Sobre este tópico, o Professor Paul Roche da Universidade de Cardiff solicitou um texto de divulgação sobre utilização remota de telescópios em tempo real (RTI – Real Time Interface), que pode ser lido aqui.